PUBLICIDADE
Topo

Corinthians

Aproveitamento do Corinthians em clássicos despenca desde o Brasileiro 2017

Corinthians teve menos de 40% de aproveitamento em clássicos nesta temporada  - Divulgação/Santos FC
Corinthians teve menos de 40% de aproveitamento em clássicos nesta temporada Imagem: Divulgação/Santos FC

Yago Rudá

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/02/2021 18h46

Se há pouco mais de três anos o Corinthians era o mais temido clube paulista nos clássicos, hoje o panorama é o oposto. Depois de registrar mais de 72% de aproveitamento nos confrontos diretos diante de seus rivais em 2017, o Timão apresentou queda considerável nos anos seguintes, tendo encerrado a temporada 2020 com apenas 39% de aproveitamento nas partidas contra Palmeiras, São Paulo e Santos.

Ontem, o Corinthians visitou o Santos na Vila Belmiro e foi derrotado por 1 a 0. Foi a quarta derrota em onze clássicos disputados na temporada. Além da demonstração de perda de força diante de seus rivais, o tropeço fora de casa afastou o Timão da briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Atualmente, a distância para o G8 é de quatro pontos e restam apenas mais seis em disputa.

Nesta temporada, o rendimento do Corinthians foi abaixo do esperado, mas a queda vem se mostrando uma tendência nos últimos anos. Afinal, o bom desempenho apresentado sob o comando de Fábio Carille em 2017 passou longe de ser igualado nos anos seguintes. Em 2018, o aproveitamento foi de 43%. No ano seguinte, ligeira melhora com 51%, mas ainda distante do esperado.

Em 2020, seguidos tropeços marcaram a trajetória do Corinthians. A equipe perdeu o título do Campeonato Paulista para o Palmeiras, e na reta final do Brasileirão sofreu uma goleada, por 4 a 0, do mesmo adversário - algo que não acontecia desde 2004. O Timão também foi derrotado para o São Paulo no Morumbi e para o Santos na Vila Belmiro.

O próximo clássico do Corinthians de Vagner Mancini será no dia 3 de março, contra o Palmeiras, pela fase de grupos do Campeonato Paulista, já pela temporada 2021.

Corinthians