Topo

Brasileirão - 2020

Santos vence na Vila, volta ao G8 e afasta Corinthians da Libertadores

Do UOL, em São Paulo

17/02/2021 21h14

Atual vice-campeão, Santos deu um passo importante rumo à classificação para a próxima edição da Copa Libertadores. Na noite de hoje (17), o Peixe bateu o rival Corinthians na Vila Belmiro, por 1 a 0, e reconquistou a oitava colocação no Campeonato Brasileiro. Derrotado no clássico paulista, o Timão estacionou no meio da tabela e vê a vaga ao torneio continental cada vez mais difícil.

O primeiro tempo da partida não foi dos melhores. Logo aos 11 minutos de jogo, uma queda na transmissão de energia frustrou os planos de santistas e corintianos e a partida ficou paralisada por 12 minutos. Na etapa final, o duelo foi mais empolgante, sobretudo pela atuação individual do venezuelano Soteldo —responsável direto pela vitória do Peixe, em partida atrasada, válida pela 33ª rodada da competição.

Com o triunfo, o Santos alcançou os 53 pontos na tabela de classificação e se consolidou no G8, uma posição que hoje lhe garantiria vaga na próxima edição da Libertadores. Já o Corinthians se mantém com 49 pontos, restando apenas duas rodadas para o fim do Brasileiro, numa missão complicada para ultrapassar o algoz.

Soteldo desequilibra na Vila

Poupado por causa de dores musculares na coxa, Soteldo iniciou no banco. Mas, com o desempenho muito abaixo do time, foi acionado já no intervalo, na vaga do volante Ivonei. Entrou e mudou a partida quase que de imediato. Nove minutos foram suficientes para o venezuelano encontrar espaço, arriscar o chute e, no rebote, ver o Santos encontrar o gol. O adolescente Marcos Leonardo foi quem se consagrou. Soteldo foi sacado do time devido ao desgaste, apenas 17 minutos depois. Caiu e pediu para ser substituído, e, por precaução, foi atendido.

Ataque do Corinthians decepciona

Firme como centroavante corintiano, Léo Natel praticamente não produziu enquanto esteve em campo. Mesmo quando sua equipe esteve melhor nos primeiros minutos do clássico, antes do apagão, o atacante pouco apareceu. Ao longo do jogo, matou o ataque e não deu opções. Sem participação efetiva na partida, Natel foi substituído por Jô no início do segundo tempo, mas o substituto também não correspondeu.

Apagão na Vila Belmiro

O clássico paulista precisou ser interrompido logo aos 11 minutos do primeiro tempo por falta de energia elétrica. As chuvas na cidade de Santos atingiram o sistema de transmissão na Vila Belmiro e as luzes ficaram apagadas por 12 minutos até que a energia fosse restabelecida.

Primeiro tempo sonolento

A queda de energia no início do primeiro tempo gerou impacto negativo na partida. Nem Santos nem Corinthians conseguiram desenvolver um bom futebol e o jogo ficou preso no meio de campo, sem qualquer jogada de perigo para ambos os lados. Ao fim dos primeiros 45 minutos, apenas dois chutes ao gol e pouquíssima emoção.

Jogada de Soteldo e Peixe na frente

O venezuelano estava aceso na partida. Recebeu a bola no lado esquerdo do ataque, puxou para dentro e bateu colocado. Cássio se esticou todo para fazer a defesa, espalmou a bola para a lateral da área. A defesa do Corinthians não acompanhou a jogada e deixou o atacante Marinho pegar o rebote completamente livre. O ponta do Peixe simulou a finalização e rolou para Marcos Leonardo, dentro da área, fazer o gol.

Corinthians tenta reação, mas não consegue

Em desvantagem no marcador, o Corinthians tentou se lançar ao ataque e buscar o resultado na Vila Belmiro. O técnico Vagner Mancini mandou a campo Gabriel Pereira, Mateus Vital e Jô no sistema ofensivo. Mesmo com as mudanças, o Timão não conseguiu oferecer perigo e foi derrotado para o Santos fora de casa.

Próximos jogos

O Santos volta a campo no próximo domingo (21), às 18h15 (de Brasília), para enfrentar o Fluminense. O jogo será disputado na Vila Belmiro. Já o Corinthians recebe o Vasco, na Neo Química Arena, no mesmo dia, às 18h.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 1 x 0 CORINTHIANS

Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data: 17 de fevereiro de 2021 (quarta-feira)

Horário: 19h (de Brasília)

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)

Auxiliares: Evandro de Melo Lima (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)

VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)

Cartões amarelos: Não houve

Cartões vermelhos: Não houve

Gols: Marcos Leonardo, aos 9 minutos do segundo tempo

Santos: João Paulo; Pará, Luiz Felipe, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Ivonei (Soteldo) (Jean Mota) e Sandry (Vinícius Balieiro); Lucas Braga, Marinho (Madson) e Marcos Leonardo (Bruno Marques). Técnico: Cuca

Corinthians: Cássio; Michel Macedo (Gabriel Pereira), Jemerson, Gil e Fábio Santos; Gabriel e Cantillo; Gustavo Mosquito (Otero), Araos (Cazares) e Mateus Vital (Ramiro); Léo Natel (Jô). Técnico: Vagner Mancini