Topo

Carioca - 2021

Ferj estipula multa para clubes que pouparem jogadores no Carioca; entenda

Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo iniciam trajetória no estadual nos primeiros dias de março - Reprodução/Twitter
Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo iniciam trajetória no estadual nos primeiros dias de março Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

16/02/2021 15h21Atualizada em 16/02/2021 15h21

A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), em publicação em seu site oficial, divulgou o regulamento do Campeonato Carioca 2021 com a existência de uma punição, no mínimo, curiosa.

Isso porque o artigo 41 do texto afirma que os clubes podem ser multados caso não escalem suas equipes titulares, "sem justo motivo", a partir da 3ª rodada da Taça Guanabara - exemplos ou significados dos tais "motivos" não foram detalhados.

O objetivo da medida, aprovada pelas equipes em reunião arbitral, é evitar o "desinteresse" envolvendo o estadual - em 2020, alguns times usaram elencos sub-23 em jogos do torneio.

"A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa de direito de transmissão e, caso já as tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a esse valor, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato", diz o texto do artigo.

A responsável pela transmissão dos jogos será a TV Record, que pagou R$ 11 milhões pelo direito de exibir as partidas.

Para Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, a Taça Guanabara terá início nos primeiros dias de março, apenas uma semana após o encerramento da atual edição do Campeonato Brasileiro.