PUBLICIDADE
Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coutinho: Como atua o destaque da Champions que vai jogar no Fluminense

Conteúdo exclusivo para assinantes
Rodrigo Coutinho

Rodrigo Coutinho é jornalista e analista de desempenho. Acredita que é possível abordar o futebol de forma aprofundada e com linguagem acessível a todos.

Colunista do UOL

21/12/2021 04h00

Quantos jogadores vestindo a camisa do modesto Sheriff, da Moldávia, terminaram a participação na poderosa fase de grupos da Champions League com três assistências em seis jogos? O fato chama a atenção, e muito em virtude disso o lateral-esquerdo Cristiano entrou no radar do Fluminense para 2022. Vamos conhecer um pouco mais sobre o atleta que está prestes a ser anunciado como o mais novo reforço do clube.

Natural de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, o atleta de 28 anos foi revelado pelo Vitória de Tabocas, interior de Pernambuco, em 2013. Depois de uma temporada por lá, chamou a atenção do CRB e foi para o Galo logo após a Copa do Mundo de 2014. Participou da campanha do acesso do clube da Série C para a Série B.

Disputou o Carioca de 2015 pelo Bonsucesso e a Série B do mesmo ano pelo Criciúma. Oscilou entre o time titular e o banco de reservas. Já em 2016 começou a construir uma trajetória mais sólida num clube brasileiro. Foi um dos principais jogadores do Volta Redonda no Campeonato Estadual e na campanha que culminou no título do clube da Cidade do Aço na Série D.

01 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números de Cristiano na atual temporada
Imagem: Fonte: Opta

Continuou no Sul Fluminense em 2017 e foi contratado pelo Sheriff em meados daquela temporada. Desde então venceu a liga local quatro vezes como titular e tem experiência em fases prévias de Champions League e Europa League. Certamente, a vivência nessas duas competições o fizeram crescer em diversos aspectos e o capacitaram para o desempenho. O Tricolor pode ter um bom lateral para tomar conta da posição.

Cristiano tem estatura alta para um lateral brasileiro e usa as passadas largas a seu favor nos arranques em direção ao ataque. Funciona bastante em transições ofensivas, seja conduzindo a bola com qualidade pela linha limite do campo ou fazendo ultrapassagens. Tem ''pulmão'' e força para realizar este movimento diversas vezes por jogo. Encaixa bastante naquilo que o Fluminense vem fazendo nas últimas temporadas e deve manter com Abel Braga.

É um jogador agressivo no apoio e de boas decisões ao chegar na linha de fundo. Possui qualidade técnica para bater na bola e realizar bons passes ou cruzamentos. Os números comprovam. Outra qualidade de seu jogo é a capacidade de dar passes verticais, quebrar linhas de marcação adversárias desta forma, principalmente com bolas longas visando a referência ofensiva. Fred seria um alvo ideal.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Sheriff saindo numa transição ofensiva rápida e Cristiano fazendo a ultrapassagem, uma constante em seu jogo
Imagem: Rodrigo Coutinho

De negativo podemos destacar a extrema dificuldade de precisão com a perna direita. Por mais que essa seja uma tônica entre os canhotos, Cristiano não demonstra confiança em seu pé ''não dominante'' e acaba perdendo algumas jogadas de simples resolução quando seu lado esquerdo é anulado. Precisa melhorar nesse aspecto.

A contundência na marcação também não é alta. Não é raro se precipitar em duelos individuais e acabar batido. Tenta compensar com um bom posicionamento na última linha, inclusive protegendo as costas do zagueiro em cruzamentos na segunda trave. Possui ótimo controle e domínio de bola. É um jogador de boa técnica! Consegue se sair bem espaços curtos.

A vinda para o Fluminense seria uma ótima opção de aparição num cenário nacional bem mais abrangente em relação à época do Volta Redonda. O destaque obtido na Champions League foi um curioso ''caminho inverso'' traçado por Cristiano.