Topo

Brasileirão - 2020

O que está em jogo em cada confronto da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro

Flamengo recebe o Corinthians no Maracanã em um dos principais jogos da rodada - Daniel Vorley/AGIF
Flamengo recebe o Corinthians no Maracanã em um dos principais jogos da rodada Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

13/02/2021 04h00

Título, vagas para Libertadores e Sul-Americana, rebaixamento... Muita coisa ainda está para ser definida na Série A do Campeonato Brasileiro de 2020, que hoje (13) chega a sua 36ª rodada, com jogos decisivos, como Flamengo x Corinthians, Vasco x Internacional e Grêmio x São Paulo.

Os 20 times do Brasileirão entram em campo entre hoje e segunda-feira (15), e o UOL Esporte apresenta o que está em jogo em cada confronto desta antepenúltima rodada, lembrando que os quatro grandes de São Paulo e o Coritiba ainda têm jogos adiados para fazer.

Sábado

Goiás x Botafogo, às 17h, no Hailé Pinheiro

Enquanto o já rebaixado Botafogo joga apenas para encerrar o Brasileirão 2020 de maneira digna, o Goiás ainda luta para escapar do descenso — é o 18º, com 33 pontos.

Atlético-MG x Bahia, às 19h, no Mineirão

Terceiro colocado com 61 pontos, cinco atrás do líder Inter, o Atlético-MG ainda sonha com título e também busca confirmar sua vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2021. O Bahia, por sua vez, soma 37 pontos, ocupa o 16º lugar e precisa do resultado para seguir fora da zona de rebaixamento. Depois, ainda pode sonhar com Sul-Americana.

Santos x Coritiba, às 19h, na Vila Belmiro

Depois de perder a final da Libertadores e assim não garantir vaga na próxima edição do torneio, o Santos, 11º colocado com 47 pontos, mira o G8 para voltar à competição continental na temporada seguinte (na fase preliminar). Já o Coritiba tem missão quase impossível para não ser rebaixado já nesta rodada — é o vice-lanterna, com apenas 28 pontos.

Domingo

Vasco x Internacional, às 16h, em São Januário

Primeiro time do Z4 com 37 pontos, o Vasco precisa fazer a lição de casa para, quem sabe, deixar a zona de descenso ao final da rodada — e ainda seguir com boas chances de vaga para a Sul-Americana. Já o Inter, líder com 66 pontos, quer voltar a vencer para seguir na liderança e dependendo apenas de si para ficar com o título.

Flamengo x Corinthians, às 16h, no Maracanã

Assim como o Internacional, o Flamengo — vice-líder com 65 pontos — depende apenas de suas forças para ser campeão brasileiro, uma vez que encara os gaúchos na próxima rodada, e no Maracanã. Já o Corinthians, oitavo colocado com 49, tenta se manter no G8 para assegurar sua vaga na Pré-Libertadores.

Palmeiras x Fortaleza, às 18h15, no Allianz Parque

Campeão da Libertadores e já com vaga garantida na fase de grupo da próxima edição do torneio continental, o Palmeiras joga mais para manter o entrosamento visando a decisão da Copa do Brasil, contra o Grêmio. O Fortaleza, por sua vez, ainda precisa somar pontos para se afastar da zona de descenso — o time é o 15º, com 41 pontos, a quatro do Z4.

Athletico-PR x Atlético-GO, às 18h15, na Arena da Baixada

Quase colados na tabela, Athletico-PR (10º, 47 pontos) e Atlético-GO (13º, 46 pontos) ainda sonham com vaga na Pré-Libertadores. Ambos já estão praticamente garantidos na Sul-Americana.

Grêmio x São Paulo, às 20h30, na Arena do Grêmio

O sexto colocado Grêmio (56 pontos) ainda tem duas alternativas para conseguir uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores: vencer o Palmeiras na decisão da Copa do Brasil ou buscar o G4 do Brasileirão. Já o São Paulo, que ocupa o quarto lugar com 59 pontos e ainda tem um jogo a menos que os rivais à sua frente, segue sonhando com o título. Um segundo objetivo do Tricolor é ao menos confirmar a vaga direta para a Libertadores.

Segunda-feira

Ceará x Fluminense, às 18h, na Arena Castelão

Sem se preocupar mais com o rebaixamento, o Ceará, 12º colocado com 46 pontos, pode se garantir na próxima Sul-Americana já nesta rodada. Já o quinto colocado Fluminense (57 pontos) tem como principal objetivo buscar uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

Sport x Red Bull Bragantino, às 20h, na Ilha do Retiro

Com 41 pontos e na 14ª colocação, o Sport tem duas metas nesta reta final: a principal, escapar do rebaixamento; depois, espera confirmar uma vaga na Copa Sul-Americana. Já o Red Bull Bragantino segue forte na briga pela Pré-Libertadores — o time é o nono colocado com 48 pontos.