Topo

Cruzeiro

Mazzuco movimenta bastidores do Cruzeiro e visa várias frentes por reforços

André Mazzuco chegou para planejar o futebol do Cruzeiro e garantir contratações para 2021 - Igor Sales/Cruzeiro
André Mazzuco chegou para planejar o futebol do Cruzeiro e garantir contratações para 2021 Imagem: Igor Sales/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

11/02/2021 04h00

André Mazzuco, diretor de futebol do Cruzeiro, aponta sua mira para o mercado da bola e tenta trazer à Toca II jogadores que estão na lista de preferências do técnico Felipe Conceição, uma das novidades já garantidas pela Raposa para 2021. O primeiro nome de jogador oficialmente confirmado, mas que depende de questões burocráticas para ser anunciado pelo clube celeste, é o do volante Matheus Barbosa, de 26 anos, que alcançou o acesso à Série A com o Cuiabá. Barbosa pertence ao Avaí, que revelou o acerto com os mineiros.

Além de Matheus Barbosa, há pelo menos outros dois jogadores bem próximos de serem anunciados pelo Cruzeiro. O meia Marcinho, ex-Sampaio Corrêa, e o volante Matheus Neris, que pertence ao Palmeiras e que estava no Figueirense, estão por detalhes para serem anunciados pelo clube estrelado.

Marcinho já tem acerto, enquanto Neris aguarda o fim do Mundial de Clubes para que a diretoria do Palmeiras acerte sua liberação sem custos para o Cruzeiro, mantendo percentual de seus direitos econômicos.

O grande entrave a ser superado para que o trabalho de Mazzuco prossiga é a dívida da Raposa com o PSTC, do Paraná. Em 2016, o time celeste vendeu os direitos econômicos do zagueiro Bruno Viana — perto de ser anunciado no Flamengo — para o Olympiacos, da Grécia, e não repassou 20% do valor aos paranaenses, que detinham 20% do atleta. Essa pendência foi parar na Câmara Nacional de Resoluções e disputas (CNRD), que impôs pena de proibição de novas inscrições até que o valor seja pago. À época, o valor a ser repassado era de R$ 1,3 milhão.

Outro nome que agrada é o do atacante Bruno José, de 22 anos, que pertence ao Internacional, mas estava emprestado ao Brasil de Pelotas. O jogador foi um dos destaques do Xavante na Série B de 2020.

O Cruzeiro tenta emplacar o negócio, mas precisará se acertar com o Colorado e com o empresário do jogador, que também agencia o técnico Luiz Felipe Scolari e o atacante Rafael Sóbis.

Sem dinheiro, o poder de barganha e de convencimento do Cruzeiro diminuíram no mercado. E os salários serão mais uma vez problema para o clube ao longo do ano. A folha de janeiro já está atrasada, segundo uma fonte informou ao UOL Esporte.

Cruzeiro