Topo

ANÁLISE

Mauro: Dois anos da morte dos garotos do Ninho e a Justiça se arrasta

Do UOL, em São Paulo

08/02/2021 18h44

A morte de 10 garotos das categorias de base do Flamengo em um incêndio no CT Ninho do Urubu completa hoje dois anos, com o clube ainda não tendo chegado a acordo de indenizações com parte das famílias, faltando uma e meia, além de a Justiça não ter apontado os responsáveis.

No podcast Posse de Bola #98, Mauro Cezar Pereira lembra a data, diz que as famílias que fizeram acordos foram vencidas pelo cansaço e critica a demora da Justiça brasileira após o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ter denunciado 11 pessoas pelo crime de incêndio culposo, entre eles o ex-presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello.

"Dois anos hoje, ontem o clube pediu lá ao Bragantino e colocaram imagens dos meninos no telão, aquela coisa toda, mas ainda é uma família e meia sem acordo e as últimas famílias que fizeram acordo com o Flamengo, elas foram vencidas pelo cansaço. Proposta colocada, 'olha, é isso aqui'. E aí, no final, os caras acabam cedendo porque ninguém aguenta mais isso, as famílias não aguentam mais", diz Mauro Cezar.

"Fora o Flamengo, a Justiça se arrasta, como um verdadeiro, não é nem um paquiderme, o que se arrasta mais, mais lento, mais pesado se movimentando? Não consigo nem imaginar o quê, parece um trator sem combustível, sei lá, a coisa não anda. E aí você tem aí nomes que foram apontados pelo Ministério Público para a Justiça, para que sejam indiciados, mas nada acontece. Dois anos, e ninguém até agora foi identificado como responsável, ninguém foi detido, não houve nada, zero", completa.

O jornalista também lamenta o fato de alguns dos funcionários da época, envolvidos no caso, seguirem prestando serviços ao Flamengo e que isso envergonha os torcedores do clube.

"Morreram dez meninos queimados vivos no CT de um clube e nada aconteceu. E alguns funcionários da época, que estão nesse rolo todo, continuam prestando serviços ao Flamengo, realmente uma coisa vergonhosa, que envolve a outra gestão, que foi a que inaugurou aquela arapuca onde morreram os garotos e a atual gestão, que é essa que faz o que faz com essas famílias, que já deveria ter tratado essas famílias de uma outra forma, é algo que envergonha o torcedor do Flamengo, é algo lamentável, ridículo, patético e são dois anos, é absurdo", diz Mauro.

"Exatamente há dois anos o mundo estava chocado porque dez garotos morreram queimados vivos no CT de um clube que praticamente assumiu a guarda dos meninos, quando você recebe garotos, adolescentes, e os coloca sob o seu teto, você está assumindo a responsabilidade sobre eles e foi o que fez o Flamengo, e depois de dois anos a Justiça brasileira mostrou o que é a Justiça brasileira nesses casos", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.