Topo

Fluminense

Flu tem 99,9% de chances de Libertadores com Marcão, que supera Odair no BR

Fluminense de Marcão, que superou Odair no Brasileirão, tem 99,9% de chances de voltar à Libertadores - Mailson Santana/Fluminense FC
Fluminense de Marcão, que superou Odair no Brasileirão, tem 99,9% de chances de voltar à Libertadores Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/02/2021 04h00

Praticamente certo. Se os números pudessem ser traduzidos em palavras, essa seria a definição dos cálculos para as chances do Fluminense voltar à Libertadores após oito anos. Para o departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), após a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, a probabilidade é de 99,9%.

As contas dos matemáticos da universidade mineira também são referentes às vagas para a pré-Libertadores. Com 56 pontos e no quinto lugar, o Tricolor abriu nove pontos para o nono colocado Red Bull Bragantino, hoje o primeiro fora da zona de classificação para a competição continental.

Campeão da Libertadores, o Palmeiras já abriu uma vaga a mais no Brasileirão, que deve ter um G8 caso Alviverde e Grêmio, finalistas da Copa do Brasil, sigam entre os sete primeiros como atualmente. Se o time paulista for campeão do mata-mata nacional, inclusive, abrirá mais uma vaga direta — no caso de título gaúcho, a vaga será para a fase prévia da competição continental.

A UFMG também calcula as chances por pontuação. Mesmo que perca todos os jogos nas últimas quatro rodadas, o Tricolor tem 80% de probabilidade de voltar à Libertadores com os mesmos 56 pontos. Nos últimos três anos, inclusive — oportunidades em que o G6 virou G8 —, essa pontuação já seria suficiente para a classificação para a segunda fase da competição continental.

Marcão supera aproveitamento de Odair no Brasileiro

A saída de Odair Hellmann foi muito sentida no Fluminense, que demorou um pouco a se acertar sem o treinador que trocou o clube pelos Emirados Árabes. O técnico deixou a equipe na sétima colocação, com 54% de aproveitamento.

Rapidamente, entretanto, o "Papito" foi superado. Após a vitória sobre o Bahia, a terceira seguida no Brasileirão — o que não acontecia desde 2016 —, Marcão foi aos 56,6% de aproveitamento. Se mantiver o nível até o fim do Brasileirão, inclusive, o Tricolor chegará aos 62 pontos e fará a melhor campanha na competição desde o título de 2012.

Na última vez em que terminou na parte de cima da tabela, em 2014, somando 61 pontos para o 6º lugar, o futebol do Flu tinha o mesmo comando: hoje presidente e acumulando a vice-presidência de futebol, Mário Bittencourt comandava a mesma pasta no clube, e Paulo Angioni, hoje diretor de futebol, era o executivo que chefiava o departamento.

Fluminense