Topo

ANÁLISE

Perrone: "Corinthians vai mostrando a cada rodada a sua verdadeira cara"

Do UOL, em São Paulo

04/02/2021 01h46

Diante de um concorrente direto na briga por vaga na Libertadores, o Corinthians venceu o Ceará de virada, por 2 a 1, na Neo Química Arena, para se colocar novamente na oitava posição do Campeonato Brasileiro, tendo ainda um jogo a menos devido ao adiamento do clássico com o Santos. Em jogo no qual o técnico Vagner Mancini optou por mudanças, como a saída de Jô no ataque titular, o substituto Léo Natel fez o gol que garantiu a vitória após assistência de Gustavo Silva, o Mosquito.

O Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte — com os jornalistas Luiza Oliveira, Ricardo Perrone, Débora Miranda e Menon —, avalia a atuação do Corinthians, os aspectos positivos e negativos do time de Mancini e a rodada, que ainda teve empate entre Grêmio e Santos, derrota do Atlético-MG para o Goiás, e o Fluminense se aproximando do São Paulo após vencer o Bahia fora de casa.

Na análise de Ricardo Perrone, o torcedor corintiano vai se acostumando com uma cara mais real do Corinthians, que segura uma vantagem magra em seu estádio diante do Ceará, equipe com investimento muito menor, e que dá o alívio com os três pontos, mas não mostra o que se espera do clube

"O Corinthians mostra a sua verdadeira cara, o Corinthians é isso esse ano, é um time que consegue abrir vantagem magra, um gol em cima do Ceará e joga o segundo tempo segurando essa vantagem. Com 35 minutos, o time tocando a bola no meio de campo, segurando, é uma coisa que o torcedor corintiano não sabe se comemora porque ganhou três pontos ou se chora porque o time dele, com a receita que tem, com a torcida que tem, joga com o Ceará para segurar um 2 a 1", afirma Perrone.

"O normal, apesar de todos os problemas financeiros, pela diferença que tem de receita para o Ceará, era aí para fazer três gols, com todo respeito ao Ceará, que é um time bem armado, um time organizado, time que tem um treinador muito bom, o Guto, mas o que se espera do Corinthians naturalmente era muito mais que isso, então eu acho que o Corinthians vai a cada rodada mostrando a sua cara. É goleado pelo Palmeiras, campeão da Libertadores, é um sufoco segurando jogo contra o Ceará e é isso o que tem para hoje para o torcedor corintiano", completa.

Na avaliação as mudanças promovidas no time corintiano por Mancini, Débora avalia como um acerto a opção por iniciar o jogo sem Jô no ataque titular, o que proporcionou uma linha ofensiva mais veloz do que em partidas anteriores.

"Hoje acho que ele fez boas escolhas, eu acho que o Jô vinha muito isolado no ataque, muito parado, só dentro da área, o Corinthians tem uma limitação ainda na criação, embora o Mancini esteja trabalhando isso, acho que com alguma melhora, mas ainda existe uma dificuldade no time na criação, então eu acho que hoje ele trabalhar com o Léo Natel foi uma boa opção, eu vi o time muito mais veloz, muito mais criativo", afirma Débora.

"O Mosquito pela direita está cada vez melhor, ele não consegue ainda ter uma constância, o jogo inteiro ser excelente, mas faz uma combinação muito boa e cada vez mais potente com o Fagner na direita. Então acho que foi uma boa escolha, uma boa decisão substituir o Jô. Obviamente é um jogador experiente, se a bola cair no pé dele nas condições ideais, ele vai marcar, mas para um time que tem algumas limitações na criação como o Corinthians, foi uma boa troca", completa.

Já Menon elogia a participação dos volantes no jogo do Corinthians, com Gabriel tendo sofrido o pênalti que deu a chance do empate quando o time estava atrás no placar, e Cantillo fazendo a jogada do gol que deu a virada para a equipe paulista.

"Gostei muito dos volantes, porque não tem muita criação ali e o segundo gol, por exemplo é aquela famosa invertida do Cantillo, muito boa, jogou no pé do Mosquito, os zagueiros e o lateral do Ceará muito pesados, o Maidana e o Klaus, então ele passou fácil da marcação", diz Menon.

"E o primeiro gol foi um pênalti no Gabriel, a inversão, Gabriel se projetando, o Cantillo, que é mais técnico ficou e o Gabriel se projetou e sofreu aquele pênalti, mais um desses pênaltis que eu acho muito complicados hoje em dia", conclui.

O Fim de Papo volta a ser apresentado nesta quinta-feira, após os jogos do líder Internacional contra o Athletico-PR e do vice-líder Flamengo no clássico diante do Vasco.