Topo

Vasco

CBF admite que arbitragem errou em Vasco x Bahia ao não expulsar Gregore

Gregore, do Bahia, faz falta dura em Benítez, do Vasco - Reprodução TV Globo
Gregore, do Bahia, faz falta dura em Benítez, do Vasco Imagem: Reprodução TV Globo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

04/02/2021 16h11

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em resposta ao ofício enviado pelo Vasco, reconheceu que a arbitragem da partida entre o time cruz-maltino e o Bahia, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro, errou ao não expulsar Gregore por falta em Benítez. No lance, que aconteceu no segundo tempo, o jogador do Tricolor baiano acertou a coxa do meia argentino com a sola da chuteira, após uma disputa de bola.

O duelo terminou empatado sem gols. Os comandados de Vanderlei Luxemburgo chegaram a balançar a rede, com Ygor Catatau, mas o gol foi anulado após o árbitro Wilton pereira Sampaio ser chamado ao VAR e avaliar que houve falta de Leandro Castán no goleiro Douglas na jogada. O zagueiro vascaíno foi expulso.

No documento, a CBF indica ainda que aceita marcar uma reunião entre a Comissão Nacional de Arbitragem e representantes do Vasco, assim como conceder acesso às imagens e áudios do VAR da partida.

Na representação feita junto à entidade, o clube de São Januário apresentou reclamações em relação a mais dois episódios. No primeiro, a "CBF entende que o Vasco não tem razão ao contestar o lance entre Marcelo Alves e Juninho Capixaba".

Já quanto ao possível pênalti do goleiro Douglas no lateral Leo Matos, a CBF aponta que as análises foram "inconclusivas". O Cruz-Maltino, porém, promete apresentar imagens que comprovam que a bola não havia saído pela linha de fundo e, com isso, que o pênalti deveria ter sido marcado, além da expulsão do goleiro do Bahia.

Veja abaixo comunicado do Vasco:

"O Vasco da Gama confirma o recebimento do parecer da CBF sobre o ofício enviado àquela entidade na última segunda-feira (01/02), apresentando protesto contra a atuação da equipe de arbitragem e VAR da CBF no confronto com o Bahia, dia 31/01, em São Januário, válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Foi deferido pedido de reunião com a Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, bem como franquear o acesso das imagens e áudios do VAR na partida em questão, para o Vasco.

Quanto às demais deliberações, a CBF entende que o Vasco não tem razão ao contestar o lance entre Marcelo Alves e Juninho Capixaba.

Referente à alegação de penalidade máxima do goleiro Douglas em Léo Matos, a ouvidoria da CBF afirma que as análises são "inconclusivas". Na reunião a ser agendada com a CBF o Vasco apresentará as imagens que dispõe e que, no seu entendimento, comprovam que a bola não ultrapassou completamente a linha de fundo, consequentemente deveria ter sido marcada a penalidade máxima com a expulsão do atleta do Bahia.

Para finalizar, a CBF reconhece que o Vasco tem razão em questionar a omissão da arbitragem no lance envolvendo o atleta Martín Benítez e Gregore, quando o atleta vascaíno foi atingido na coxa, com a bola já fora de disputa, encerrando o parecer deste item com a frase: "A resposta ao porquê de o jogador não ser expulso não pode ser outra senão a de que houve erro de arbitragem".

O Vasco da Gama informa que continuará atento às questões relativas à arbitragem e não abrirá mão de defender vigorosamente seus interesses e a correção das decisões tomadas em suas partidas.

Esperamos que o Vasco não venha a ser novamente prejudicado pela arbitragem como, infelizmente, tem ocorrido ao longo do Campeonato Brasileiro".

Vasco