Topo

Fluminense

De calculadora na mão, Flu enfrenta o Bahia por vaga direta na Libertadores

Fluminense de Marcão está de calculadora na mão por uma vaga direta na Libertadores - Lucas Mercon/Fluminense FC
Fluminense de Marcão está de calculadora na mão por uma vaga direta na Libertadores Imagem: Lucas Mercon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/02/2021 04h00

Na reta final do Campeonato Brasileiro, o Fluminense está de calculadora na mão. Diferente dos outros anos, entretanto, o Tricolor não briga contra o rebaixamento. Em boa fase, a equipe de Marcão enfrenta o Bahia, hoje (3), às 21h30, na Fonte Nova, de olho em uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores 2021.

Os resultados da última rodada ajudaram, e agora o Flu está em boa situação para voltar à competição continental, que não disputa desde 2013. Com 53 pontos e no quinto lugar, o Tricolor, hoje na zona de classificação para a pré-Libertadores, precisa ganhar uma posição para ir direto à fase de grupos. A diferença para o quarto colocado São Paulo, que vive má fase no Brasileirão, é de cinco pontos, restando 15 em disputa.

Só que o Fluminense talvez nem precise chegar ao G4. Grêmio e Palmeiras disputam a final da Copa do Brasil e, campeão da Libertadores, o Alviverde pode "ajudar" o Tricolor carioca caso fique com o título, já que abriria para o Brasileirão uma vaga direta.

De acordo com cálculos do matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Flu tem 12% de chances de chegar ao G4 até o fim da competição. Já o departamento de matemática da UFMG, que conta também as vagas para a pré-Libertadores, vê o time das Laranjeiras com 97,3% de chance de jogar a próxima edição do principal torneio de clubes do continente.

O site da faculdade mineira também calcula probabilidades de classificação por pontos conquistados. Caso vença e chegue aos 56 pontos, os matemáticos calculam 82,8% de chances de ir à Libertadores. No clube, não há uma meta de pontos, mas todos sabem que, somando 58, o Tricolor praticamente sacramenta seu retorno à competição continental.

Como há confrontos diretos entre os concorrentes, como Corinthians x Ceará e Red Bull Bragantino x Atlético-GO, além do jogo dificílimo do Athletico contra o líder Internacional, o Fluminense pode abrir oito pontos de distância restando apenas 12 em disputa ao final da rodada.

Portanto, o jogo em Salvador é encarado como uma decisão. Se vencer, o Tricolor quebrará um tabu: desde 2016 não engata três vitórias seguidas pelo Brasileirão.

"Em casa, eu fico sempre olhando a tabela, acompanhando os resultados de jogos, vendo como está, porque é importante a gente saber. Mas primeiro a gente tem que fazer o nosso dever, depende da gente. A gente sabe que quarta-feira tem mais uma decisão, nós vamos fortes para trazer os três pontos e alcançar o objetivo", afirmou o volante Martinelli.

Para o jogo desta noite, o técnico Marcão terá os retornos de Yago e Michel Araújo, que foram desfalques na vitória sobre o Goiás. O volante deve voltar ao time na vaga de Hudson, e o Flu não tende a ter mais alterações da equipe que jogou bem contra o Esmeraldino, mantendo Nenê como meia titular e o uruguaio no banco de reservas como opção.

FICHA TÉCNICA:

BAHIA x FLUMINENSE
Data/Hora: 03/02/2021 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Ffifa/SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Onde ver: Globo, Premiere e tempo real do Placar UOL

BAHIA: Douglas Friedrich; João Pedro (Nino Paraíba), Ernando, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Gregore, Ronaldo e Índio Ramírez; Fessin,Thiago e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti

FLUMINENSE: Marcos Felipe; Calegari, Nino, Luccas Claro e Egídio; Martinelli, Yago Felipe e Nenê; Luiz Henrique, Fred e Lucca. Técnico: Marcão.

Fluminense