Topo

Brasileirão - 2020

Flamengo resolve no 1º tempo, vence o Sport e mantém caça ao líder Inter

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/02/2021 21h53

Com uma boa atuação no primeiro tempo, o Flamengo venceu hoje (1º) o Sport por 3 a 0. Com gols de Gabigol e Bruno Henrique, na primeira etapa, e um de Pedro, no finalzinho, a equipe foi melhor na Ilha do Retiro e manteve a caça ao líder do Brasileirão, o Internacional, que está a quatro pontos de vantagem.

Como construiu o resultado com certa facilidade, Rogério Ceni fez muitas mudanças durante a segunda etapa, poupando esforços. O Fla abaixou o ritmo na metade final do jogo e viu o rival crescer. Ainda assim, a equipe colecionou chances perdidas e completou o placar com um dos reservas que foi a campo: Pedro, que havia entrado no lugar de Bruno Henrique.

Na próxima rodada, o Fla encara o rival Vasco, quinta-feira (4), 21h, no Maracanã. Já os pernambucanos encaram o Botafogo, sexta-feira (5), 20h, no Nilton Santos.

Gerson comanda o baile

De cabeça em pé e enxergando o jogo de frente, Gerson ditou o ritmo do Flamengo e se destacou mais uma vez. Com passes precisos e alternância de ritmo quando necessário, o camisa 8, com e sem a bola, foi o maestro de um time que esmagou o seu adversário, especialmente no primeiro tempo. Com cartão amarelo, deu lugar para Pepê.

Flamengo revive melhores dias e empolga

Troca constante de posições, fome para recuperar a bola e desejo de liquidar o jogo. Esses ingredientes, tão presentes no ano de 2019, fizeram parte do jogo do Flamengo. Com muita disposição e organização tática, o Fla esmagou o seu adversário na primeira metade e poderia ter vencido com uma diferença ainda mais elástica. O time deu uma desacelerada na etapa final, mas manteve a partida sob controle.

Leão fica acuado e é batido facilmente

Disposto a aproveitar os contra-ataques, o Sport viu sua estratégia ser aniquilada pelo volume de jogo do Fla. Totalmente sufocado quando tinha a bola, o Leão simplesmente não conseguiu jogar e se viu preso na teia armada pelo adversário. Sem saída, o Sport foi presa fácil e não conseguiu ameaçar os cariocas em momento algum no primeiro tempo. Nos 45 minutos finais, os donos da casa adiantaram a marcação e incomodaram muito mais, mas faltou precisão.

Diego Alves volta, "treina" e sai

De volta ao time após sete jogos de ausência, Diego Alves foi um mero espectador em campo. Diante de uma atuação dominante de seu time, o goleiro quase não foi exigido e não fez uma defesa difícil sequer. Na segunda etapa, se enrolou em uma saída de bola, mas a zaga afastou o perigo. Pouco depois, ele sentiu dores musculares, foi substituído por Hugo e deixou o campo desolado.

Cronologia

Com apenas três minutos, Arrascaeta cruzou e Gabigol concluiu para o fundo da rede. Aos 18, Bruno Henrique bateu com força e venceu Polli. Nos acréscimos, Pedro deu números finais, completando jogada que saiu dos pés de Arrascaeta para Éverton Ribeiro, que deu a assistência.

Gabigol na história

Com o gol marcado no Recife, Gabigol chegou a 35 gols pelo Fla em Brasileiros. Ele superou Nunes por um gol e se isolou na quinta colocação. O camisa 9 está agora a dois de igualar Romário. Na Ilha do Retiro, o artilheiro ainda teve outras chances de marcar, mas pecou no toque final.

Lembrança

Na saída para o estádio, a delegação do Flamengo foi recebido por dezenas de torcedores que se aglomeraram na porta do hotel.

FICHA TÉCNICA

SPORT X FLAMENGO

Competição: Campeonato Brasileiro
Data: 1 de fevereiro de 2021
Horário: 20h (de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Helton Nunes (SC)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Gols: Gabigol, aos três minutos do primeiro tempo; Bruno Henrique, aos 18 minutos do primeiro tempo; Pedro, aos 50 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Marquinhos, Ronaldo Henrique (SPO), Diego, Gerson (FLA)
Cartões vermelhos:

SPORT
Luan Polli; Patric, Adryelson, Maidana e Júnior Tavares (Sander); Ewerthon (Lucas Venuto), Betinho, Ronaldo Henrique (Bruninho), Thiago Neves e Marquinhos (Gustavo); Dalberto (Hernane).
Técnico: Jair Ventura

FLAMENGO
Diego Alves (Hugo); Isla, Gustavo Henrique, William Arão e Filipe Luís; Diego (João Gomes), Gerson (Pepê), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabriel (Vitinho) e Bruno Henrique (Pedro).
Técnico: Rogério Ceni