Topo

Internacional

Presidente do Inter lamenta ter demitido Odair e estranha atitude de Coudet

Eduardo Coudet deixou o Internacional para assinar contrato com Celta, da Espanha - Pedro H. Tesch/AGIF
Eduardo Coudet deixou o Internacional para assinar contrato com Celta, da Espanha Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/12/2020 04h00

Marcelo Medeiros concedeu entrevista coletiva se despedindo do Internacional. O mandatário, cujo período na presidência se encerra com a conclusão de 2020, lamentou ter demitido Odair Hellmann em 2019 e ainda estranhou as atitudes de Eduardo Coudet, que pediu demissão do Colorado neste ano para assumir o Celta, da Espanha.

Medeiros agradeceu bastante, lembrou os feitos dos dois mandatos, a passagem pela Série B, o vice da Copa do Brasil e pediu a pacificação do clube numa coletiva de aproximadamente uma hora.

Entre os assuntos do futebol, elogiou Abel Braga e lembrou outros dois treinadores. Sobre Odair Hellmann, demitido em 2019, Medeiros disse que deveria ter esperado mais tempo para tomar esta decisão.

"Uma vez um colega de vocês (jornalista) me perguntou o que eu faria diferente do que eu fiz. É fácil falar agora, ser engenheiro de obra pronta é uma barbada. Mas eu falei. Eu não teria demitido o Papito (apelido de Odair)", admitiu Medeiros.

"Não que dois ou três tropeços na frente a gente não tivesse feito este movimento. Foi uma coisa informal, casual (a manifestação). Eu tenho uma relação muito boa, bacana, estreita, de amizade, com Odair. Quando ele foi para o Emirados Árabes, liguei para cumprimentar. Ele me disse que agora era a vez do Xeique Papito. Ele sempre está fazendo piada", sorriu.

Mas Medeiros não leva apenas boas lembranças dos treinadores que teve em suas gestões no Inter (dois mandatos, desde 2017). A saída do argentino Eduardo Coudet deixou arestas e uma relação estremecida em Porto Alegre.

"Tu contratas um treinador por dois anos, faz um investimento a longo prazo, traz quatro auxiliares, a pessoa se muda para Porto Alegre, vem de carro, pede alguns jogadores, você vai lá e contrata, de comum acordo, dentro das possibilidades do clube... Duas semanas antes do jogo com Coritiba (último de Coudet), em rede nacional, num dos programas esportivos de maior audiência do país ele é entrevistado, encanta a todos pela simpatia, fala muito bem do clube, do executivo... E duas semanas depois ele diz que não tem mais cabeça para treinar o Inter?", indagou Medeiros.

"Tem certas coisas que não estão ao nosso alcance. Várias teorias surgem de razões pelas quais ele deixou o Inter, ou porque optou pelo Celta. Para um argentino, trabalhar na Espanha é sempre uma chance de entrar no mercado europeu. E o que estava ao nosso alcance para ele ficar, nós fizemos", falou o presidente.

Medeiros ainda disse que o Inter assinou documentos com Celta para que o clube espanhol pague a multa rescisória do técnico, próxima a R$ 10 milhões. O prazo para o valor cair nos cofres do clube gaúcho é a primeira semana de 2021.

Internacional