Topo

OPINIÃO

Mauro: Palmeiras está apresentando futebol aquém do esperado para o momento

Do UOL, em São Paulo

24/12/2020 17h04

Sob comando do técnico Abel Ferreira, o Palmeiras não conseguiu superar o América-MG no primeiro jogo pelas semifinais da Copa do Brasil e ficou apenas no empate em 1 a 1, contando com um gol de cabeça após cobrança de lateral na área por Marcos Rocha, jogada que o jornalista Mauro Cezar Pereira cita como um dos elementos do chamado 'cucabol', modo de jogo com o qual o time alviverde foi campeão brasileiro em 2016 sob o comando do técnico Cuca.

No podcast Posse de Bola #85, Mauro Cezar afirma que o futebol apresentado pelo Palmeiras com Abel Ferreira nos últimos jogos tem sido aquém do esperado e critica a falta de ideias, com a insistência nas cobranças de lateral dentro da área, como ocorreu no jogo da noite de ontem (23) no Allianz Parque.

"O que eu espero de um técnico que veio de fora, como o Abel Ferreira, jogando contra o América-MG e tendo o elenco do Palmeiras nas mãos, não é ficar batendo lateral na área, para fazer isso tem um monte aqui. O Chelsea do Mourinho andou fazendo isso, por essas e outras o Mourinho também é questionado, acho que é um artifício, na minha opinião, aceitável, em situações circunstanciais", diz Mauro Cezar.

"Eu acho que o futebol que o Palmeiras está apresentando está aquém daquilo que eu imagino que muita gente, eu inclusive, esperava que o Palmeiras pudesse apresentar nesse momento. Não estou dizendo que tinha que estar voando, a perfeição, mas podia estar melhorzinho e ontem essa coisa de ficar jogando lateral na área e de não conseguir criar, me chamou muito a atenção negativamente", completa.

O jornalista afirma também que o jogo com o América-MG foi mais um em uma série nos últimos que o Palmeiras teve sem apresentar um bom futebol, citando também a derrota para o Internacional pelo Campeonato Brasileiro no sábado (19) e os dois jogos contra o Libertad pela Libertadores.

"Me decepciona um pouco esse estágio do trabalho do Abel Ferreira, não significa que vai ser eliminado, pode ser que no próximo jogo eu fale tudo ao contrário, jogue para caramba, elimina o River Plate, pau a pau, briga pelo título brasileiro ainda em uma reação espetacular, tudo pode acontecer, mas não sinaliza nessa direção e acho que o torcedor do Palmeiras deve estar bem apreensivo com esses quatro jogos, os dois do Libertad, olhando com um olhar mais crítico, o jogo do Internacional e esse jogo, ele deve ficar meio apreensivo porque sabe que está vindo o River Plate, que é um time muito bom, acostumado à Libertadores", comenta Mauro Cezar.

"O Palmeiras ontem deixou muito a desejar e acho que não é isso o que se espera do Abel Ferreira. E faço questão de enfatizar isso porque se eu critico técnico brasileiro por algumas situações que se vê em campo, não é porque o cara é de Portugal que aí é maneiro, não, é o mesmo problema, é um técnico que precisa apresentar algo mais, eu entendo que tem covid, tem esse problema todo, mas é um problema que vários times estão enfrentando. Já está na hora de o Palmeiras apresentar um futebol melhor e ontem jogou contra o América-MG", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.