Topo

Empate com América-MG expõe Gabriel Menino sobrecarregado no Palmeiras

Gabriel Menino está sobrecarregado; volante fez tudo no meio-campo contra o América-MG - Cesar Greco
Gabriel Menino está sobrecarregado; volante fez tudo no meio-campo contra o América-MG Imagem: Cesar Greco

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/12/2020 04h00

O empate do Palmeiras com o América-MG por 1 a 1, ontem (23), no Allianz Parque, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, expôs uma fragilidade na criação de jogadas do time de Abel Ferreira. Isso porque o volante Gabriel Menino ficou sobrecarregado na armação de jogadas contra os mineiros. O "prata da casa" fez tudo no meio-campo, enquanto os meias de origem tiveram atuação apagada.

Raphael Veiga foi nulo na partida e, por isso, o técnico palmeirense o sacou para a entrada de Lucas Lima no segundo tempo. O problema é que o ex-santista também entrou pouco inspirado e não conseguiu criar jogadas verticais para colocar os atacantes do Verdão em condições de gol.

Já Gabriel Menino, além de executar bem a função de marcador como volante, foi o "maestro" do time com passes e lançamentos. Segundo o Sofascore, site especializado em estatísticas de jogo, Menino tocou na bola 101 vezes. Foram 82 passes e 70 acertos, com 85% de aproveitamento. O jovem ainda tentou 13 bolas longas, acertando sete delas.

Os números de Gabriel Menino do Campeonato Brasileiro, por exemplo, reforçam o volante sobrecarregado no meio-campo do Palmeiras. A revelação do Verdão é líder em assistências para gol do time, com quatro passes para gol.

Todos os meias de origem do Palmeiras ficam atrás dele: casos de Zé Rafael, com três assistências, Scarpa com duas, e Veiga e Lucas Lima, com uma assistência cada um.

Quando o assunto é cruzamento certeiro, Gabriel Menino supera todos os meias novamente. O volante acertou 23 contra 18 de Lucas Lima, 14 de Veiga e apenas quatro de Zé Rafael.

Para o duelo de volta contra o América-MG, na Copa do Brasil, e para as semifinais da Copa Libertadores da América, diante do River Plate, da Argentina, Abel Ferreira terá que "ressuscitar" o futebol de seus meias para não aliviar Gabriel Menino no meio-campo.

América-MG e Palmeiras realizam o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira (30), em Belo Horizonte. Antes, o alviverde paulista recebe o Red Bull Bragantino, domingo (27), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.