Topo

Lesão "chata" de Arão e lacuna no grupo abrem espaço para João Gomes no Fla

João Gomes, do Flamengo - Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
João Gomes, do Flamengo Imagem: Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/12/2020 04h00

Quando achou que veria o departamento médico do Flamengo finalmente esvaziado por completo, o técnico Rogério Ceni teve a desagradável notícia de que o volante Willian Arão sofreu lesão na parte posterior da coxa.

A contusão de grau 2 é considerada "chata" pelos médicos e o titular é carta praticamente fora do baralho para o jogo de domingo (20) contra o Bahia, às 18h15, no Maracanã, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Neste cenário, o jovem João Gomes, de 19 anos, foi acionado na vitória contra o Santos, deu conta do recado e ganhou pontos valiosos com o comandante.

"Ele tem talento, tem evoluído, trata muito bem a bola. É um bom jogador. Dos meninos da base, acho que é um dos que tem futuro no Flamengo", disse Ceni.

Cria da base do Fla, Gomes chegou no clube em 2009 e iniciou sua trajetória no futsal rubro-negro. Puxado para o campo, o volante de cabeça erguida e passe preciso enfileirou títulos na base até que o surto de Covid-19 que assolou o clube fez com que o jovem fosse inscrito na Libertadores.

A performance e a personalidade foram importantes para que ele ampliasse seu espaço no grupo, mas sua condição atual também é muito ajudada por uma lacuna que o badalado elenco do Fla tem na posição.

Após as vendas de Piris da Motta e Vinícius Souza, além do empréstimo de Hugo Moura ao Coritiba, o setor ficou totalmente desguarnecido, o que gerou uma sobrecarga a Arão e Gerson. Sem alternativas e ante a pandemia, Domènec Torrent precisou recorrer a João Gomes e também a Daniel Cabral. A oportunidade foi agarrada com unhas e dentes, mas Rogério ainda vê a posição carente de peças adequadas:

"Vejo o João mais como segundo volante do que como primeiro, para ser honesto. Nesse elenco do Flamengo, o único que enxergo como primeiro volante mesmo, na minha opinião, é o Arão. É importantíssimo no esquema de jogo do Flamengo, pois consegue cobrir bem todos os buracos do campo em um time que joga da maneira ofensiva."

De astral renovado após ver a desvantagem para o líder São Paulo ser encurtada para cinco pontos, o Flamengo retoma hoje (15) os treinos no Ninho do Urubu. Após cumprir suspensão, o zagueiro Gustavo Henrique volta a estar à disposição. Fora do duelo contra o Santos para fazer um reforço muscular, o meia Diego também deve ser mais uma alternativa para o Rubro-Negro.