Topo

Palmeiras

Transformação do Palmeiras com Abel Ferreira gera impacto até no Allianz

Allianz Parque vai ser palco de mais uma decisão para o Palmeiras - Staff Images/Conmebol
Allianz Parque vai ser palco de mais uma decisão para o Palmeiras Imagem: Staff Images/Conmebol

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

15/12/2020 04h00

O Palmeiras decide hoje (15), às 21h30, contra o Libertad (PAR), uma vaga na semifinal da Copa Libertadores. Caso não sofra gols no Allianz Parque, o Verdão garante a classificação, pois empatou em 1 a 1 na partida em Assunção. O dado é relevante, já que a equipe não é vazada na Arena desde a saída de Vanderlei Luxemburgo.

Um dos pontos de mudança do Verdão a partir da troca de comando foi voltar a se aproveitar de sua casa. No fim da passagem de Luxa, o time acumulou tropeços, como nos empates com Goiás, Internacional, Sport e Flamengo (este em meio a um surto de Covid-19 do time carioca), além das derrotas para São Paulo e Coritiba que resultaram na queda do técnico, agora internado por testar positivo para coronavírus pela segunda vez.

A partir de Andrey Lopes, técnico interino, o Palmeiras fez oito jogos no Allianz e venceu os oito, com 25 gols a favor (média de 3,1 por partida) e nenhum sofrido. As vítimas foram Tigre (ARG), Atlético-MG, Red Bull Bragantino, Ceará, Fluminense, Athletico, Delfín (EQU) e Bahia.

Agora adepto de um estilo de jogo com troca de passes rápidos, marcação agressiva e transições bem executadas, o Palmeiras tem tirado vantagem de contar com o piso sintético no Allianz Parque, inaugurado durante o Campeonato Paulista. Uma das indicações que o clube tinha para 2020 era justamente contar com uma equipe mais veloz por conta do novo campo.

Levando em conta toda a temporada, o Verdão tem o segundo melhor aproveitamento da Série A como mandante: 75,3% (18 vitórias, sete empates e duas derrotas), atrás apenas dos 77,7% do Atlético-MG (15 vitórias, quatro empates e duas derrotas).

O confronto com os paraguaios vai marcar a volta de Abel Ferreira à beira do campo. O técnico contraiu a Covid-19 e ficou em isolamento durante as últimas três partidas — empates com Santos, Libertad (PAR), ambos fora de casa, e a vitória sobre o Bahia, no último sábado (12).

Caso mantenha a atual sequência e vença por qualquer placar, o Palmeiras garante a classificação, assim como no 0 a 0 — o gol fora de casa é critério de desempate na Copa Libertadores. Novo 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis, enquanto o Libertad avança em caso de triunfo ou igualdades a partir de 2 a 2.

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS x LIBERTAD (PAR)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 15 de dezembro de 2020, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
VAR: Jhon Ospina (COL)

PALMEIRAS: Weverton; Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Viña; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Gabriel Veron e Rony. Técnico: Abel Ferreira

LIBERTAD: Martín Silva; Ramírez, Viera, Adorno e Píris; Cáceres, Bareiro, Mejía e Espinoza; Ferreira e Cardozo. Técnico: Gustavo Morinigo

Palmeiras