Topo

Internacional

Preparador físico do Inter prevê pouco descanso em fim de ano "diferente"

Cristiano Nunes (fundo à direita) acompanha treinamento do Inter - Ricardo Duarte/Inter
Cristiano Nunes (fundo à direita) acompanha treinamento do Inter Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Do UOL, em Porto Alegre

15/12/2020 11h45

A temporada 2020 está sendo totalmente diferente. Com uma paralisação em meio aos campeonatos — em razão da pandemia de novo coronavírus — os jogos só serão concluídos em 2021, com rodadas durante as festas de fim de ano. Por isso, o preparador físico do Inter, Cristiano Nunes, prevê pouco descanso e uma rotina longe do habitual.

"É um final de ano diferente do que temos por costume. Neste período já estaríamos de férias. Mas temos mais 13 rodadas do Brasileiro, jogos consecutivos mais adiante. Os atletas estão conscientes que terão pouco período de folga, e uma atenção especial aos treinos para buscarem nossas melhores condições. Vamos fazer 13 decisões para brigar pelo título e as melhores posições no campeonato", disse o profissional aos veículos de comunicação do clube.

Sem jogos no meio de semana, Cristiano intensificou o trabalho em conjunto com a parte técnica e tática. O conhecimento do modelo proposto por Abel Braga, com quem trabalhou várias vezes ao longo de 17 anos, ajuda no processo.

"Eu trabalhei com Abel em 2003, são 17 ano sem que trabalhamos juntos em vários momentos e clubes. Ele tem muita experiência, é um grande treinador, e conheço bem o trabalho dele. Isso facilita os treinamentos, para completar o trabalho. Estamos chegando no final da temporada e os trabalhos têm uma direção mais técnica e tática do que física. É importante conhecer e ter relação com treinador para que as intervenções da preparação física venham a complementar os trabalhos com bola em campo", afirmou.

"Os atletas não terão muitos dias para descansar com as famílias. Agora é focar no dia a dia para acabar bem o Brasileiro", acrescentou.

Apesar da semana cheia de treinos ser boa para a comissão, Cristiano lamentou a ausência do Inter na Copa do Brasil e na Libertadores. O Colorado foi eliminado das duas competições nos pênaltis.

"Desde o retorno aos jogos oficiais, no fim de julho, é praticamente a primeira semana cheia que temos de trabalho. Não estamos felizes com isso, pelas eliminações nos pênaltis, porém agora temos que aproveitar da melhor forma possível. Retomar trabalhos musculares, de força, explosão, cuidados com recuperação de alguns atletas para estarem todos na melhor forma", finalizou.

O Inter pega o Palmeiras, sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Internacional