PUBLICIDADE
Topo

Futebol

São Paulo atropela Botafogo e abre vantagem na liderança do Brasileirão

Do UOL, em São Paulo

09/12/2020 23h24

O São Paulo atropelou o Botafogo na noite de hoje (9), com uma vitória por 4 a 0 e disparou na liderança do Brasileirão. Brenner marcou duas vezes, Reinaldo e Hernanes fizeram os outros no jogo ocorrido no Morumbi. O duelo era adiado da 18ª rodada do torneio nacional.

Com o resultado, o Tricolor paulista chegou a 50 pontos conquistados na competição, sete a mais que o vice-líder Atlético-MG. O Flamengo, com 42 pontos e um jogo a menos, pode reduzir essa diferença na tabela de classificação. Em má fase, o Botafogo é o vice-lanterna do torneio.

Curiosamente, como a partida era adiada, o São Paulo conquistou hoje o título simbólico do primeiro turno do nacional com o triunfo desta noite.

Quem foi bem: Brenner

Brenner voltou a fazer a diferença pelo São Paulo em 2020. O jovem atacante, artilheiro do time na temporada, fez duas vezes na noite de hoje e chegou à marca de 20 gols em 33 jogos no ano. O garoto é o grande destaque da equipe comandada por Fernando Diniz ao lado de Luciano. Decisivo, ele havia marcado pela última vez em 3 de dezembro passado, na vitória por 3 a 0 sobre o Goiás no estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia.

Quem foi mal: Marcelo Benevenuto

O zagueiro Marcelo Benevenuto teve uma participação nada agradável na noite de hoje. Além de falhar no lance do primeiro gol de Brenner — ele não acompanhou o atacante —, o defensor também foi expulso ao cometer uma falta dura em Luan, ainda aos 34 minutos do primeiro tempo. O lance foi o suficiente para tirá-lo de campo depois de uma análise de Ricardo Marques Ribeiro (MG) no VAR.

Reinaldo volta a marcar pelo São Paulo após 10 jogos

Cobrador oficial de pênaltis do São Paulo em 2020, Reinaldo voltou a balançar as redes adversárias na noite de hoje. O lateral esquerdo fez em cobrança de pênalti ainda no primeiro tempo e quebrou um jejum de dez jogos sem marcar. Ele não sabia o que era celebrar desde 1º de novembro passado, quando estufou a rede do Flamengo em vitória por 4 a 1, pela 19ª rodada do Brasileirão. Em que pese a ausência de gols, o atleta de 31 anos se destacou com assistências no período. Ele deu quatro passes em um mês — um na vitória por 3 a 0 sobre o Fla na Copa do Brasil, um no empate por 1 a 1 com o Ceará e dois no triunfo diante do Bahia.

Atuação do São Paulo

O São Paulo dominou a partida. Com troca de passes e infiltrações pelos lados do campo, o time de Fernando Diniz criou boas chances de balançar a rede adversária. Brenner, Luciano, Igor Gomes e Tchê Tchê exigiram boas defesas do goleiro adversário. A equipe comandada por Diniz se destacou pelo jogo coletivo e tabelas feitas pelos lados do gramado. Foi assim que o time abriu o placar com Brenner após tabela de Gabriel Sara e Luciano pelo flanco esquerdo. A expulsão de Marcelo Benevenuto deixou o Tricolor ainda mais à vontade no Morumbi. Brenner fez o segundo em um contra-ataque, e Reinaldo marcou em cobrança de pênalti. Todos no primeiro tempo. Diniz poupou jogadores pendurados na segunda etapa, mas manteve a forma de atuar, controlando a bola e chegando ao ataque com boas infiltrações e troca de passes. Hernanes fez o seu na etapa final.

Atuação do Botafogo

O Botafogo não conseguiu colocar em prática o que pensou para a partida. O time comandado por Felipe Lucena, auxiliar do técnico Eduardo Barroca, se fechou na defesa e tentou sair em contra-ataques, mas não foi o suficiente para criar chances no duelo ocorrido no Morumbi. A equipe visitante teve menos de 40% da posse de bola, e viu a situação piorar após a expulsão de Marcelo Benevenuto ainda no primeiro tempo.

Cronologia do jogo

O São Paulo abriu o placar aos 10 minutos do primeiro tempo. Brenner recebeu cruzamento de Gabriel Sara e marcou de cabeça. Aos 27, o mesmo Brenner recebeu de Luciano para estufar a rede adversária. Marcelo Benevenuto foi expulso após falta em Luan, em lance revisto pelo VAR, aos 34 minutos da primeira etapa. Nos acréscimos do tempo inicial, mais precisamente aos 47 minutos, Reinaldo marcou em cobrança de pênalti. Aos 44 minutos do segundo tempo, Hernanes deixou a sua marca em finalização de perna canhota. O gol garantiu a goleada para o Tricolor paulista.

São Paulo conquista primeiro turno do Brasileirão com vitória

O São Paulo garantiu a melhor campanha do primeiro turno após a vitória por 4 a 0 sobre o Botafogo, na noite de hoje. Com o resultado, o time de Fernando Diniz fez 37 pontos em 19 rodadas, dois pontos a mais que o Internacional, que teve a segunda melhor campanha da primeira metade do torneio. O Flamengo ficou na terceira colocação desta fase, somando 35.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 4 X 0 BOTAFOGO

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data e hota: 09 de Dezembro de 2020 (quarta-feira), às 21h30
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Marcus Vinicius Gomes (MG)
VAR: Wagner Reway (PB)

Cartões amarelos: Pedro Raul, Rafael Forster (Botafogo)
Cartões vermelhos: Marcelo Benevenuto (Botafogo)

Gols: Brenner, aos 10 minutos do 1º tempo (1-0); Brenner, aos 27 minutos do 1º tempo (2-0); Reinaldo, aos 47 minutos do 1º tempo (3-0); Hernanes, aos 44 minutos do 2º tempo (4-0)

São Paulo: Tiago Volpi, Juanfran (Igor Vinícius), Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan (Rodrigo Nestor), Tchê Tchê (Pablo), Gabriel Sara (Hernanes), Igor Gomes (Vitor Bueno); Brenner e Luciano. Técnico: Fernando Diniz.

Botafogo: Diego Cavalieri, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Kanu e Rafael Forster; José Welison (Luiz Otávio), Caio Alexandre e Bruno Nazário (Lecaros); Kalou (Warley), Lucas Campos (Kevin) e Pedro Raul (Matheus Babi). Técnico: Felipe Lucena (auxiliar).

Futebol