Topo

Fluminense

De olho no profissional, Matheus Martins quer título do Brasileirão sub-17

Matheus Martins é um dos destaques do Fluminense que enfrenta o Athletico na final do Brasileirão sub-17 - Mailson Santana/Fluminense FC
Matheus Martins é um dos destaques do Fluminense que enfrenta o Athletico na final do Brasileirão sub-17 Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/12/2020 16h15

Um dos destaques do Fluminense que se classificou para a decisão do Campeonato Brasileiro sub-17, o atacante Matheus Martins está de olho em uma chance no profissional. O foco, claro, é o título da competição, onde o Tricolor enfrenta o Athletico nos dias 14 e 21 pela grande final.

Autor de sete gols na competição, Matheus conversou com o UOL Esporte e falou da geração talentosa que faz parte em Xerém, a inspiração em Marcos Paulo e Cristiano Ronaldo e mostrou se preparar na expectativa de uma chance na equipe de cima, agora comandada por Marcão.

"Chegar na categoria profissional é o sonho de todo jogador que está na base, e comigo não é diferente, mas sei que existem etapas a serem cumpridas e meu foco está totalmente voltado para a base, em conquistar coisas importantes para o clube. Trabalho diariamente sabendo, também, que estou sendo observado pela comissão técnica da equipe profissional, assim como meus companheiros, e quando a oportunidade aparecer, farei o meu melhor para corresponder", declarou.

A versatilidade é um ponto forte do jovem de 17 anos, que acumula convocações para as seleções brasileiras de base e autou também pelo sub-20 em 2020.

"Tenho essa facilidade de atuar em algumas posições do meio para frente, então não tenho uma posição preferida. Posso jogar aberto, pelo meio um pouco mais recuado para criar o jogo ou centralizado, como um 9, para finalizar as jogadas. O importante é cumprir a função que a comissão me pede", disse.

Com Cristiano Ronaldo como ídolo maior, Matheus também tem uma inspiração mais próxima: Marcos Paulo. De estilo parecido com o atacante, tanto pela habilidade quanto pela capacidade de fazer várias funções, o camisa 11 do Flu é um dos jogadores em quem o menino se espelha.

"A gente se espelha muito nos jogadores que foram formados em Xerém e chegaram ao profissional, como o Marcos Paulo. Sem dúvida é uma pessoa que me inspiro, que sei que batalhou muito para conquistar sua vaga no elenco principal. Cristiano Ronaldo é o jogador de fora que tenho como referência. Por sua dedicação, empenho e vontade de estar sempre vencendo", disse.

E se MP não conseguiu o título do Brasileirão sub-17 em 2018, ficando com o vice para o arquirrival Flamengo, Matheus Martins espera que tudo seja diferente em 2020, sem comparar as duas equipes.

"Estamos muito focados em buscar esse título e cientes da importância que tem para nós e para o clube, que é referência na base. Então, caso a gente alcance essa conquista, será muito gratificante. É difícil falar em melhor geração de Xerém pela quantidade de jogadores que o Fluminense revelou na sua história. Todo ano surgem novos talentos, jogadores com muito potencial e a gente quer se firmar como uns desses que conquistaram títulos na base e, quem sabe, chegar ao profissional para marcar o nome na história do clube", disse.

Por fim, o jovem projetou uma pedreira na decisão, mas espera que o troféu fique exposto em Laranjeiras após a grande final.

"Vai ser mais um duelo muito complicado e equilibrado. Sabemos da qualidade da equipe do Athletico e não à toa chegaram na final, assim como a gente. Estamos concentrados nessa decisão e vamos estudar bastante o adversário para conseguir fazer uma grande final e, se Deus quiser, trazer esse troféu para as Laranjeiras".

O primeiro dos dois confrontos pela final do Campeonato Brasileiro sub-17 acontece na segunda (14), às 17h, nas Laranjeiras. O jogo da volta é no CT do Caju, em Curitiba, casa do Furacão, na outra segunda (21), às 15h.

Fluminense