Topo

Sócio vê "parcialidade" e pede novo grupo para investigar Braz no Fla

Alexandre Araújo e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/12/2020 13h49

Após o sócio José Carlos Izidro Pereira, o Peruano, encaminhar pedido de abertura de comissão de inquérito para apurar suposto uso do Flamengo na campanha de Marcos Braz, vice de futebol do clube, ao cargo de vereador, o associado alegou "parcialidade" na montagem do grupo que irá apurar a denúncia e pediu a dissolução da mesma.

Em carta enviada ao Conselho de Administração do Fla, peruano ressaltou que os três membros escolhidos possuem estreita ligação com Braz. Dois deles são os ex-presidentes Márcio Braga e Delair Dumbrosck. Braz trabalhou no departamento de futebol na gestão de ambos.

No pedido inicial, Izidro apontou uso das cores do clube, uso de funcionários para o pedido de votos, dente outras eventuais violações. Agora, pede a formação de um novo grupo.

"Assim sendo, requer à Vossa Senhoria, a dissolvição imediata desta Comissão de Inquérito por absoluta violação ao princípio da imparcialidade e designação de nova Comissão dentre os mais de 100 membros do Conselho de Administração", pontuou.

Confira a íntegra da carta

"Ilmo Sr. Presidente do Conselho de Administração do Clube de Regatas do Flamengo; José Carlos Izidro Pereira, Sócio-Proprietário, vem respeitosamente expor e requerer o seguinte:

Vossa Senhoria ao designar comissão de inquérito para apurar o uso do Clube de Regatas do Flamengo para fins eleitorais na campanha Municipal do Sócio Marcos Braz, não se pautou pelos princípios da imparcialidade que deve nortear qualquer julgador.
Aqui, não se discute a biografia vencedora do ex-Presidente Márcio Braga bem como dos demais componentes da Comissão Delair Dumbrosck e Luis Fernando Fragoso.

O investigado Marcos Braz, foi nomeado Vice-Presidente de futebol no mandato tampão presidencial de Delair Dumbrosck em 2009.
Demais disso, o investigado Marcos Braz, indicou Delair Dumbrosck para o suceder na Vice-Presidência do Conselho de Administração no atual triênio, o que revela íntima relação de confiança, que não é saudável, para um julgamento justo.

O Conselheiro Luis Fernando Fragoso foi Diretor de futebol em 2009 designado pelo próprio investigado Marcos Braz, o que também afronta os princípios da moralidade e da imparcialidade que devem nortear essa importante investigação por infração estatutária, princípios que constam no Art. 2, VII, § 1o do nosso Estatuto.

Por derradeiro, o maior e mais vencedor de todos os Presidentes do Flamengo, Márcio Braga, não é a pessoa mais adequada para julgar a presente infração posto que em inúmeras campanhas a Deputado Federal nos anos 80h, se utilizou das cores rubros-negras para fazer campanha, quando à época o estatuto não proibia tais medidas.

Assim sendo, requer à Vossa Senhoria, a dissolvição imediata desta Comissão de Inquérito por absoluta violação ao princípio da imparcialidade e designação de nova Comissão dentre os mais de 100 membros do Conselho de Administração.

José Carlos Isidro Pereira."