Topo

Corinthians

Grupo de Andrés ficará 16 anos no Corinthians, mais que Dualib e Matheus

Duílio Monteiro Alves, Jorge Kalil e Andrés Sanchez em treino do Corinthians realizado em 2019 - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Duílio Monteiro Alves, Jorge Kalil e Andrés Sanchez em treino do Corinthians realizado em 2019 Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

30/11/2020 04h00

A vitória de Duílio Monteiro Alves na eleição presidencial do Corinthians fará o grupo político liderado por Andrés Sanchez atingir 16 anos no poder do clube. O período já é superior ao da era Alberto Dualib, que esteve no comando entre 1993 e 2007. Além disso, supera os 15 anos em que Vicente Matheus esteve à frente do Corinthians, de forma intercalada, em oito mandatos distintos —foram nove anos ininterruptos, de 1972 a 1981.

Intitulado "Renovação e Transparência", o grupo político de Andrés surgiu em 2007 em meio à crise política que culminou na renúncia de Dualib após um processo de impeachment e denúncias de corrupção ligadas à parceria com a MSI. Vale lembrar que, embora fosse oposição ao então presidente, Andrés trabalhou na gestão Dualib como vice-presidente de futebol, em 2005.

Andrés foi eleito pela primeira vez em outubro de 2007, com vitória sobre Paulo Garcia e Osmar Stabile. O chamado mandato-tampão durou até fevereiro de 2009, quando obteve a reeleição. Com a impossibilidade de concorrer novamente, Andrés lançou Mário Gobbi Filho, seu diretor de futebol nos dois mandatos e candidato derrotado por Duílio no último sábado, como oposição.

Andrés viu Gobbi vencer a eleição no fim de 2011, assim como Roberto de Andrade, também na figura de ex-diretor de futebol, três anos depois. No pleito de 2018, o próprio Andrés concorreu e garantiu mais três anos no poder. Para se manter no comando do clube, a chapa de Andrés repetiu a estratégia: lançou um candidato que era diretor de futebol, cargo que Duílio desempenhou de fevereiro de 2018 a outubro de 2020.

Com a quinta vitória seguida, a chapa de Andrés supera também Dualib no número de triunfos: o ex-mandatário venceu quatro. Vicente Matheus, por sua vez, ainda viu sua esposa, Marlene Matheus, ser eleita no pleito de 1991, para um mandato de dois anos. Ele também ajudou a eleger Miguel Martinez (1971/1972), Waldemar Pires (1981/1985) e Roberto Pasqua (1985/1987).

Em entrevista concedida ao UOL Esporte na semana passada, Andrés disse que sairá de cena nos próximos meses e terá postura de um sócio comum do clube.

"De Corinthians, na parte futebol, acabou meu ciclo. Vou ser sócio, frequentar o clube, ser torcedor como muitos milhões de torcedores. É pedir desculpas para aquele que acha que eu errei e agradecer aquele que me apoiou. Eu tenho certeza de que errei, mas tenho certeza de que eu acertei muito mais", disse o atual presidente do Corinthians.

Corinthians