PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Internacional começa eleição mais quente e imprevisível dos últimos tempos

 Internacional começa a escolher hoje seu novo presidente em eleição no Conselho Deliberativo - Liamara Polli-Pool/Getty Images
Internacional começa a escolher hoje seu novo presidente em eleição no Conselho Deliberativo Imagem: Liamara Polli-Pool/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/11/2020 04h00

O Internacional começa hoje (26) sua eleição mais quente e imprevisível dos últimos tempos. Com primeira chamada agendada às 18h30 e segunda às 19h (ambos de Brasília), os conselheiros do clube, em reunião virtual, exercem seu voto optando entre quatro candidatos à presidência para o triênio 2021/2022/2023.

Os postulantes ao cargo máximo no Colorado são: Guinther Spode (Movimento Inter Grande), José Aquino Flôres de Camargo (Reage Inter), Cristiano Pilla (Povo do Clube) e Alessandro Barcellos (O Inter Pode Mais).

O quarteto disputa vaga no segundo turno, que ocorrerá em dezembro, então com a participação dos sócios do clube. Os dois mais votados, ultrapassando a cláusula de barreira de 15%, garantem posto na etapa final do pleito.

Desde a inscrição das chapas, há um mês, os movimentos políticos se articulam nos bastidores do clube. A polarização ganhou ainda mais força com a saída do técnico Eduardo Coudet do comando do time e a queda de rendimento apresentada recentemente.

Com tamanha mobilização entre torcedores e Conselheiros, o cenário se tornou imprevisível. Todas as chapas nutrem esperanças de atingir o segundo turno. Normalmente, a eleição inicial tem um cenário encaminhado, com dois candidatos claramente mais cotados. Hoje, há um cenário de dúvida e todos têm argumentos para crer que podem seguir.

A votação será totalmente virtual. A sessão será aberta no horário previsto, em seguida haverá uma apresentação das chapas e os conselheiros estarão aptos a votar. Como todas as reuniões virtuais do Conselho Deliberativo até agora, a votação ficará aberta até o dia seguinte, fechando às 17h (de Brasília), de sexta-feira. Não é possível, porém, "mudar voto". O representante dos aficionados entra no sistema com seu número de matrícula, vota, e em seguida sua participação ficará bloqueada.

Os sócios do Inter podem acompanhar a sessão virtual pela internet. O clube transmitirá o encontro — a exemplo do que faz com as reuniões do CD — em seu site oficial. Os sócios precisam entrar com seu número de associado.

Pouco depois da conclusão dos votos, no fim da tarde de sexta-feira, os dois candidatos que estarão na "eleição no pátio" serão conhecidos.

"Hoje, inicia a maior eleição do Sport Club Internacional. São quatro chapas disputando para o Conselho de Gestão, em votação em primeiro turno. Além do número de chapas, devido à pandemia, todo processo será virtual, espero a participação massiva dos conselheiros para que, através de seus votos, espelhem o desejo daqueles que representamos, os associados do clube", disse a presidente do Conselho Deliberativo, Lenize Doval, ao UOL Esporte.

"Por outro lado, há que se invocar todos (as) os (as) sócios (as) a acompanharem a apresentação das chapas, via site oficial do clube, área de sócios, mediante login. Nosso corpo social poderá conhecer os planos de gestão para os próximos 3 anos, para que, em 15 de dezembro, façam sua escolha entre as duas mais votadas. Espero que, ao final desse processo, não haja vencidos e que o grande vencedor seja aquele que nos une, o Sport Club Internacional", finalizou.

Internacional