Topo

OPINIÃO

Danilo Lavieri: Como estará a cabeça dos caras que defendiam o Luxemburgo?

Do UOL, em São Paulo

26/11/2020 04h00

Com uma invencibilidade formada por muitos empates, Vanderlei Luxemburgo foi mantido como técnico do Palmeiras até sofrer quatro derrotas consecutivas e teve defensores também devido ao título, mas em uma situação adversa, com vários casos de covid-19 e outros desfalques por lesões, o treinador atual Abel Ferreira tem conseguido atuações melhores, como na vitória por 3 a 1 diante do Delfín, no Equador, sem as mesmas dificuldades que o time encontrava com o antecessor quando enfrentava adversários inferiores.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte — com os jornalistas Vinicius Mesquita, José Trajano e Débora Miranda —, Danilo Lavieri chama a atenção para a melhora na atuação dos jogadores e para a mudança entre o período de Luxemburgo e o de Ferreira nas partidas em que o time tinha o favoritismo.

"A cada jogo que passa, eu fico me perguntando como será que está cabeça dos caras que defendiam a permanência do Luxemburgo? Porque o elenco basicamente não mudou nada, as contratações que chegaram com o Abel não mudaram tanta coisa, uns ainda nem estrearam, e o time simplesmente, hoje o Palmeiras tinha 15 desfalques, e jogou, meteu 3 a 1", afirma Lavieri.

"Tudo bem, o Delfín é fraco, mas se a gente for relembrar, há uns dois meses, o Palmeiras completo pegava times mais fracos que o Delfín e se complicava, pegou o próprio Coritiba, que é um time bem ruim, e perdeu, perdeu pela primeira vez na história para o São Paulo no Allianz Parque", completa.

O colunista do UOL comenta o fato de jogadores que eram preteridos por treinadores que passaram pelo clube nos últimos anos, agora ganharam espaço e estão conseguindo mostrar um bom futebol com o treinador português.

"É uma mudança da água para o vinho, alguns jogadores começaram a se recuperar, Zé Rafael começou a jogar bola, o Raphael Veiga, que não jogou hoje também está jogando bem de novo, Raphael Veiga está com covid, então volta aí talvez para o jogo de volta. Tem alguns jogadores que estavam muito mal, o próprio Emerson Santos, que era um zagueiro que às vezes não ficava nem no banco e está fazendo partidas seguras", afirma Lavieri.

"Para mim é impressionante como o Palmeiras realmente mudou, não gosto nem de falar que eu acho que é o treino do Abel, eu acho que é muito de conversa, o ânimo, eu não sei como que foi isso daí, é um negócio bem curioso como em pouco tempo, com nada de treino porque os caras jogam, descansam, jogam e descansam", conclui.

O Fim de Papo volta a ser apresentado na próxima semana após a rodada com jogos decisivos pelas oitavas de final da Libertadores e também do Campeonato Brasileiro.