PUBLICIDADE
Topo

Grêmio

Pinares cria nova alternativa a modelo do Grêmio e deve receber chances

César Pinares deve receber mais chances no Grêmio como alternativa ao time titular - Lucas Uebel/Grêmio
César Pinares deve receber mais chances no Grêmio como alternativa ao time titular Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

25/11/2020 04h00

Classificação e Jogos

César Pinares chegou ao Grêmio e ficou fora logo em seguida. A seleção chilena tirou o meia do Tricolor por alguns dias devido compromissos pelas Eliminatórias Sul-Americanas, mas bastou regressar ao time que já foi utilizado e recebeu elogios do treinador Renato Gaúcho. O armador cria uma nova alternativa ao modelo de jogo da equipe gaúcha.

Centralizado, Pinares não mudaria muito do plano tático do time. Armador, jogaria atrás do centroavante, na posição que atualmente está com Jean Pyerre no time titular. Mas há outras duas opções que aumentam o leque de alternativas para Renato Gaúcho.

A primeira delas é utilizar o jogador aberto pela direita. Na extremidade do campo, Pinares alteraria a característica da construção ofensiva. Não é um jogador de velocidade como Luiz Fernando ou mesmo Alisson, e também não procura o flanco para cruzamentos.

O chileno tem como perfil a condução de bola e o movimento do lado para o meio. Se for utilizado por ali, passará a tramar com quem estiver no centro da criação, deixando o corredor aberto para os avanços de Orejuela ou Victor Ferraz. Com ele na direita, Renato "recheia" o meio e ainda mantém a jogada rápida no lado oposto, com Pepê.

"Ele [Pinares] está conhecendo o grupo agora, entrou bem, se movimenta bastante, é inteligente, por isso foi contratado, e sem dúvida vai nos ajudar bastante", analisou o técnico gremista.

Para o decorrer dos jogos uma outra opção dada por Pinares pode servir como "postura emergencial" ao time. Ela consiste na saída de um dos volantes, recuo de Jean Pyerre e entrada de Pinares no meio. Assim, o Grêmio teria dois jogadores de características ofensivas por dentro, além de dois extremas de velocidade e mais um atacante.

Esta combinação já foi utilizada contra o Corinthians, no segundo tempo do jogo que terminou 0 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, mesmo com o Tricolor ficando com dois jogadores a mais durante a partida. Renato, ainda que o jogo não tenha sido ideal, gostou do que viu de seu novo atleta.

"Jogaram [Pinares e Jean] juntos por quase 45 minutos, colocamos o time bem para frente, podem jogar, sim. Os dois têm muita qualidade", completou.

Pinares deve começar no banco de reservas a partida entre Grêmio e Guaraní-PAR, amanhã (26), às 21h30 (de Brasília). O duelo em Assunção é válido pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores.

Grêmio