Topo

Santos

Santos vê Felipe Jonatan se firmar e acha reserva ideal 'involuntariamente'

Wagner Leonardo disputa lance com Rodinei em Santos e Internacional - Ivan Storti/Santos FC
Wagner Leonardo disputa lance com Rodinei em Santos e Internacional Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

17/11/2020 04h00

O lateral esquerdo Felipe Jonatan é um dos principais jogadores do Santos em 2020. Titular e único jogador de origem em seu setor, o atleta de 22 anos vem demonstrando versatilidade, o que fez com que o Peixe encontrasse, meio sem querer e 41 jogos depois, um reserva ideal para o jogador: o jovem Wagner Leonardo.

Na vitória sobre o Internacional, o surto de Covid-19 dentro do elenco santista fez o auxiliar Marcelo Fernandes escalar Felipe Jonatan no meio-campo. Sem nenhum lateral esquerdo de origem no banco, optou por Wagner Leonardo, e o jovem de 21 anos deu conta do recado em sua estreia como titular no profissional.

Capitão da equipe sub-20 até o ano passado, Wagner Leonardo subiu ao profissional como zagueiro. No entanto, atuou em uma Copa São Paulo de Futebol Júnior como volante e também já havia feito a lateral esquerda durante sua formação na base santista.

O Peixe busca um lateral esquerdo para compor elenco desde o início de 2020, quando ainda não estava bloqueado pela Fifa e podia fazer contratações. O clube não teve sucesso e nunca testou Wagner na função; apenas Luan Peres havia sido improvisado no setor durante o ano.

O perfil que o clube buscava para contratar é justamente o mesmo do Menino da Vila: um jovem de baixo custo para a equipe e de potencial futuro, tanto de retorno técnico quanto de venda.

A constância de Felipe Jonatan deve permitir a Wagner Leonardo, caso seja efetivado como reserva imediato do camisa 3, evoluir aos poucos. O lateral que chegou do Ceará no passado soma 41 dos 42 jogos do Santos na temporada, maior número do elenco ao lado de Diego Pituca, que só não foi titular em duas partidas no ano.

Além de atuar como lateral, Felipe Jonatan já fez funções de volante, de meia pela esquerda e até de ponta — todas que ele já havia exercido e aprendido, segundo o próprio jogador, com o técnico Jorge Sampaoli no ano passado.

Com os numerosos problemas no meio-campo do Alvinegro praiano, o camisa 3 pode ser novamente opção no setor, dando mais uma oportunidade para o jovem Wagner Leonardo na lateral. O Santos volta a campo no sábado (21), contra o Athletico-PR, em Curitiba, pelo Brasileirão.

Santos