Topo

Santos

Pepe testa negativo para covid-19 e apresenta melhora no hospital

José Macia, o Pepe, ídolo do Santos e bicampeão mundial com a seleção brasileira em 1958 e 62 - Reprodução/YouTube
José Macia, o Pepe, ídolo do Santos e bicampeão mundial com a seleção brasileira em 1958 e 62 Imagem: Reprodução/YouTube

Arthur Sandes e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

16/11/2020 15h46

O quadro de saúde José Macia, o Pepe, melhorou nos últimos dias, e ele teve alta da Unidade Semi-Intensiva do Hospital Beneficência Portuguesa, na cidade de São Paulo. O ídolo do Santos deu entrada há três dias sob suspeita de covid-19 por causa dos sintomas, mas hoje (16) testou negativo para a doença e segue evoluindo bem.

"Ele está melhorando, em todos os dias só temos notícias positivas: os exames estão bons, a pressão está controlada e a oxigenação está cada vez melhor", explica a jornalista Gisa Macia, filha de Pepe, em conversa com o UOL Esporte. "Ele só teve tosse, não teve falta de ar nem dores no corpo, e se alimentava normalmente. Ele está com aspecto bom, conversando, não sente fraqueza", conta.

Aos 85 anos, Pepe sentiu a tosse aumentar muito na última semana e por isso foi internado em São Paulo na sexta-feira (13). Por se tratar de sintoma de coronavírus, o bicampeão mundial foi medicado com o chamado "coquetel covid-19" mesmo sem ter testado positivo para o vírus. Ele passou por três exames, dois deles antes da internação, e todos deram negativo.

"Agora é só cuidar da tosse", celebra o filho Pepinho Macia, ele próprio um caso confirmado de covid-19 e que chegou a ficar de cama por causa da doença. Sem o risco de contaminação por coronavírus, a família agora organiza uma visita de Dona Lélia, esposa de Pepe há 56 anos, que deve ir ao hospital amanhã (17).

Em resumo, Pepe teve sintoma de covid-19, mora com duas pessoas que tiveram covid-19 e fez tomografia que apontou traços de covid-19, mas nunca testou positivo para a doença. O próprio Santos FC, clube que o craque defendeu em campo por 15 anos, divulgou que o ex-jogador tinha sido internado por causa do coronavírus. Os testes não atestam mais a presença do vírus, mas pela tomografia e pelos demais exames os médicos estão seguros de que o jogador teve a doença ao longo das últimas semanas.

"Cheguei a falar para todo o mundo que ele estava com covid-19, foi noticiado em todos os lugares, porque meu irmão e minha mãe moram com ele e deram positivo. Ele tem todos os traços de covid-19, mas não teve teste positivo", explica Gisa Macia.

Mesmo sem a covid-19, Pepe segue em observação apesar da melhora. Com alta da Unidade Semi-Intensiva, ele agora espera um quarto vago no hospital para descansar com mais privacidade. Os médicos aguardam o ex-jogador melhorar da tosse e dos resquícios de dificuldade para respirar, então ele terá alta.

O Brasil soma mais de 5,8 milhões de casos oficiais de covid-19, sem contar a subnotificação. Ontem (15) foram registradas 138 mortes, totalizando 165.811 óbitos causados pelo coronavírus no País. Os dados são do consórcio de imprensa do qual o UOL Esporte faz parte.

Santos