Topo

'Comportamento da CBF com o SPFC é distinto dos outros clubes', diz Landim

Rodolfo Landim, presidente do Flamengo - Reprodução/SporTV
Rodolfo Landim, presidente do Flamengo Imagem: Reprodução/SporTV

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/11/2020 22h53

Na véspera do jogo decisivo contra o São Paulo na Copa do Brasil, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, voltou a fazer queixas contra CBF. O dirigente disse que o comportamento da entidade com o time do Morumbi é diferente e justificou o pedido para a substituição do árbitro Wilson Pereira Sampaio para o duelo de amanhã — que foi negado.

"Entendemos que o comportamento da CBF com o São Paulo é distinto dos outros clubes. Eu não vi o Gaciba [presidente da comissão de arbitragem da CBF] hora nenhuma falar que houve um erro no campeonato, só uma vez [no jogo entre Atlético-MG e São Paulo] e trocou a arbitragem do jogo do São Paulo contra o Grêmio. Não por acaso, o que aconteceu? Dois pênaltis claros não marcados e ninguém veio a público falar que houve erro", disse Landim, ao site Globoesporte.

"A mensagem que se passa é: 'Cuidem-se se errarem contra o São Paulo'. A sinalização é de que quando o erro é contra, suspende. Quando é a favor, nada acontece", acrescentou.

Landim declarou ainda que o Flamengo possui um estudo que evidencia a diferença de critérios.

"Não tem leviandade. O Flamengo é um clube profissional e comandado por uma diretoria com um nome a zelar. São fatos e dados. Temos um estudo que mostra a diferença de critérios desde árbitros. O número de cartões distribuídos por eles em jogos do Flamengo é muito maior do que a média deles próprios no Brasileirão, e tiraram jogadores de jogos importantes", declarou.

"Não entendemos certos comportamentos e não há nem tempo para que a situação seja amenizada, parece que estão querendo deixar o clima do jogo [contra o São Paulo] ruim", completou.

Mais cedo, o presidente da ANAF (Associação Nacional de Árbitros de Futebol do Brasil), Salmo Valentim, criticou o Flamengo pela postura nos bastidores e disse que o clube "deveria se preocupar em melhorar o seu desempenho no campo de jogo" e reforçou apoio a Wilson Pereira.

O Flamengo, por sua vez, alega que o juiz cometeu erros na partida da equipe contra o Internacional e teme por "novos equívocos".

São Paulo e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (18), no Morumbi, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O time carioca perdeu por 2 a 1 o primeiro encontro, que marcou a estreia do técnico Rogério Ceni, e agora precisa de uma vitória por dois gols de diferença para reverter o placar — um triunfo por um gol de diferença leva a disputa para os pênaltis.