Topo

Atlético-MG

Sette Câmara confirma saída da corrida presidencial no Atlético-MG

Sérgio Sette Câmara deixará o comando do Galo ao fim do seu primeiro mandato - Bruno Cantini/Atlético-MG
Sérgio Sette Câmara deixará o comando do Galo ao fim do seu primeiro mandato Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

12/11/2020 16h33

O atual presidente do Atlético-MG abre mão da tentativa de reeleição e deixará a cadeira mais importante da diretoria alvinegra ao fim do seu primeiro mandato. O próprio Sérgio Sette Câmara confirmou sua saída da corrida presidencial em entrevista coletiva hoje (12), na sede de Lourdes, o coração administrativo do Galo.

"De fato, não vou ser candidato à reeleição. O meu papel foi cumprido, com certeza vou ajudar como conselheiro, como atleticano doente que sou, quem quer que esteja aqui [futuramente como presidente], confirmou Sette Câmara.

O vice-presidente Lásaro Cândido da Cunha também não seguirá em cargo eletivo, algo que o próprio dirigente já havia falado outras vezes.

A política

Há uma divisão entre dois grupos: a própria ala que apoia Sette Câmara, onde estão os megainvestidores Rubens Menin e Rafael Menin [da MRV Engenharia], Renato Salvador [da rede de hospitais Mater Dei] e Ricardo Guimarães [do Banco BMG]. E o grupo ligado ao ex-presidente atleticano e atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.

Essas duas alas discutem internamente quem poderia ser o nome, quem sabe de consenso, para assumir o comando do Atlético-MG no triênio 2021/2023.

"Claro que nesse grupo estamos conversando para a indicação de uma chapa, e por respeito aos conselheiros que vão ainda ser consultados, depois tem que ter os apoios com registro da chapa, me reservo a não ficar citando nomes. Mas, quero crer que desse grupo vai sair [nome para concorrer ao cargo de presidente], existem nomes cogitados, sairá uma chapa muito boa que fará valer todo esse sacrifício nesse período de transformação do Atlético-MG, vai performar e ter muitas conquistas", confiou.

Há postulante ao cargo?

Um nome que aparece como possibilidade para a presidência é o do empresário Sérgio Coelho, que foi vice-presidente atleticano durante os mandatos de Nélio Brant, entre 1998 e 2001, e de Ricardo Guimarães, entre 2001 e 2006. Porém, Coelho não tem muita proximidade com os apoiadores de Kalil.

Fim da era Sette Câmara

Sette Câmara foi eleito presidente do Atlético-MG em dezembro de 2017 para cumprir um triênio — 2018/2020 — à frente do clube. O advogado, candidato da situação, recebeu à época 266 votos, contra 41 de Fabiano Ferreira, da chapa de oposição.

Em 2018 e 2019, os primeiros anos de sua gestão, o atual presidente foi bastante criticado pelo discurso de austeridade e poucos resultados dentro de campo. A partir de 2020, último ano de mandato, com a chegada de Alexandre Mattos para dirigir o futebol, Sette Câmara recebeu aporte milionário de R$ 200 milhões da família Menin, o que possibilitou a montagem de um time mais competitivo. Não fosse essa alta quantia investida no clube, o trabalho ficaria bem minimizado pela dificuldade financeira.

Atlético-MG