Topo

Athletico-PR vira sobre o Fortaleza e vence a primeira desde setembro

Do UOL, em São Paulo

07/11/2020 19h54

Vivendo situações diferentes no Campeonato Brasileiro da Série A, Athletico-PR e Fortaleza se enfrentaram neste sábado (07) na Arena da Baixada, pela 20ª rodada. Após sair atrás, os donos da casa conseguiram virar por 2 a 1, para quebrar um jejum de 11 jogos sem vencer nesta temporada.

Com o resultado, o Furacão ainda não sai da zona de rebaixamento, mas alcança os 19 pontos e ganha novo fôlego para a sequência da competição. Já o Leão chega a duas derrotas consecutivas e estaciona na décima posição, com 24 pontos.

Na próxima rodada, o Athletico cai na estrada para enfrentar o Goiás, último colocado do Brasileirão. Já o Fortaleza encara em casa o São Paulo, num reencontro com o time que o eliminou nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Jejum

A equipe paranaense vive um dos momentos mais difíceis da sua história recente, já que entrou em campo com uma dura sequência de 11 partidas sem vitórias, sendo cinco derrotas consecutivas.

"Lei do ex" em campo

Conhecida pela torcida de boa parte do Brasil, a "lei do ex" não falhou na abertura do returno do Brasileirão. Autor do gol de abertura da partida, Bergson jogou pelo Athletico em 2018 e foi campeão da Copa Sul-Americana naquele ano. Neste sábado, marcou seu primeiro gol com a camisa do Fortaleza.

Punição no banco

Curiosamente, o técnico do Athletico, Paulo Autuori, não esteve no banco de reservas da equipe por causa de uma punição recebida ainda na época de Botafogo. Com isso, Tulio Flores comandou o time neste fim de semana.

Quem foi bem: Carlos Eduardo

O atacante entrou no segundo tempo e mudou o jogo, dando ritmo e velocidade para os donos de casa. Preciso, Carlos Eduardo marcou o primeiro gol do Athletico e deu confiança para o time buscar a virada nos acréscimos.

Quem foi mal: Santos

Apesar de não ter falhado no gol do Fortaleza, o arqueiro do CAP teve uma partida inconstante e insegura. Logo aos três minutos, errou o passe na grande área e só não viu a rede estufar por causa da falta de força no chute do atacante,

Já aos 30 minutos, escorregou na hora de repor a bola e pouco depois perdeu o tempo de bola e Pedro Henrique teve que novamente "salvar a pele" do goleiro.

Atuação do Athletico

A equipe paranaense teve dois tempos bem distintos. Um time sem intensidade e confiança, facilmente dominado pelo adversário na primeira etapa. Porém, o oposto aconteceu nos 45 minutos finais, com movimentação, criatividade no ataque e rapidez quando tinha a posse de bola.

Atuação do Fortaleza

Novamente o time comandado por Rogério Ceni conseguiu colocar em prática o que foi treinado, de modo que o primeiro tempo foi dominado pelos visitantes. Forte na marcação, o Fortaleza criava bastante no contra-ataque e foi para o intervalo com o marcador a seu favor. Mas o oponente foi mais intenso e criativo na segunda etapa.

Cronologia do Jogo

O jogo começou intenso já nos minutos iniciais. Isso porque o goleiro Santos vacilou feio na saída de bola e entregou a bola para Bergson, que driblou o arqueiro e chutou fraco, com a bola sendo desviada praticamente em cima da linha pelo zagueiro Pedro Henrique.

Aos 15 minutos, foi a vez do zagueiro Gabriel Dias tentar o gol da equipe visitante, porém a cabeçada passou por cima da meta do goleiro adversário. Um minuto depois, novamente Bergson teve a oportunidade e o chute cruzado ficou perto de entrar, sendo mais uma grande chance do Fortaleza na partida.

A pressão continuou e o time comandado por Rogério Ceni finalmente abriu o placar, justamente com o camisa 29 do Leão, que anteriormente tinha perdido duas chances. O gol saiu após belo passe de David, que deixou o atacante na cara do gol defendido por Santos.

O segundo tempo começou com o Athletico partindo para cima e tentando empatar o jogo na base da entrega, tanto que em poucos minutos fez mais do que em todo a primeira etapa. Aos 10 minutos, o jogo mudou de vez, pois o Fortaleza teve um gol anulado de maneira milimétrica pelo VAR que deu mais força para os donos da casa empatarem aos 16 minutos com Carlos Eduardo.

Após o empate, o Furacão se manteve intenso e ficou muito perto de virar, acertando a trave do goleiro Felipe Alves e arrematando com perigo dentro da área. Já o Fortaleza, se preocupava mais em sustentar o placar e evitar uma nova derrota.

Nos acréscimos, Renato Kayzer conseguiu se sobressair da marcação e marcar o segundo gol do time e garantir a vitória depois de mais de um mês de jejum.

FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR 2 X 1 FORTALEZA

Competição: 20ª rodada do Campeonato Brasiliro da Série A
Data: 07/11/2020
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Éder Alexandre (SC) e Éder Alexandre (SC)
VAR: Braulio da Silva Machado (SC)
Cartões amarelos: Jackson e Bergson (Fortaleza); Wellington e Fernando Canesin (Athletico)
Gols: Bergson, aos 17 minutos do primeiro tempo, Carlos Eduardo aos 16 minutos e Renato Kayzer aos 46 minutos do segundo tempo

Athletico-PR: Santos; Khellven (Christian), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Márcio Azevedo (Abner Vinícius); Wellington, Erick e Léo Cittadini (Fernando Canesin); Nikão, Reinaldo (Carlos Eduardo) e Renato Kayzer. Técnico: Tulio Flores

Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Jackson, Paulão e Bruno Melo; Juninho, Felipe e Romarinho (Marlon); Osvaldo (Yuri César), David (Ronald) e Bergson (Wellington Paulista). Técnico: Rogério Ceni