Topo

Fluminense

Com ótimos números, invicto Danilo Barcelos sonha com Libertadores pelo Flu

Inivcto com a camisa do Fluminense, Danilo Barcelos é o lateral que melhor cruza no Brasileirão  - Lucas Mercon/Fluminense FC
Inivcto com a camisa do Fluminense, Danilo Barcelos é o lateral que melhor cruza no Brasileirão Imagem: Lucas Mercon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/11/2020 04h00

Depois de chegar desacreditado e sob fortes críticas ao Fluminense, Danilo Barcelos rapidamente conquistou seu espaço. Titular da lateral-esquerda, o jogador de 29 anos está invicto nos oito jogos que realizou com a camisa tricolor e nutre um sonho comum ao clube: voltar a disputar a Libertadores — e, se possível, com a faixa de campeão brasileiro no peito.

"Ainda temos um turno inteiro pela frente, mas sonho em voltar a jogar a Libertadores. E sonho demais em ser campeão, principalmente pelo Fluminense. O futebol é muito dinâmico, tudo pode acontecer. Se continuarmos assim com esse pensamento, as coisas irão fluir naturalmente. Temos que ser maduros para estarmos focados e entregarmos tudo que pudermos em cada jogo. Assim as coisas vão acontecer no final", disse, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

E não é só nos números coletivos — são seis vitórias e dois empates pelo Flu — que o camisa 14 se destaca. Individualmente, o lateral é o jogador da posição que melhor cruza no Campeonato Brasileiro, seja em números absolutos (29 cruzamentos certos, quinta melhor marca da Série A) ou proporcionais (32% no quesito, segundo melhor entre todos os atletas que fizeram mais de 10 cruzamentos). Danilo Barcelos também já deixou sua marca, no empate com o Ceará, e deu duas assistências.

"Meu objetivo é sempre crescer. Eu sonho em ser o melhor lateral do Brasil. Há alguns anos consigo números muito bacanas, mas meu objetivo esse ano é muito maior. Sonho em fazer história no Fluminense e não vou parar enquanto eu não conseguir. Estou aqui de corpo e alma para sangrar até a última gota por nossos objetivos", afirmou.

A chegada, entretanto, foi difícil. E não por culpa do jogador. Depois da rápida negociação, sacramentada após conversa "muito boa" com Odair Hellmann e Mário Bittencourt, Danilo viu a ira da torcida com seu empresário, Eduardo Uram — que teve seu nome citado em protesto de algumas organizadas — gerar desconfiança, além de passagens questionadas pelos rivais Vasco e Botafogo. Nada que o jogador não tirasse de letra. Confiante em seu potencial, o lateral esquerdo respondeu com trabalho e entrega.

"Fico muito feliz com esse momento. Eu acredito muito no meu trabalho, e em cada dia no Fluminense, desde que cheguei, tudo tem sido sempre fantástico. Fui muito bem recebido, as pessoas me queriam aqui no clube e não tem sensação melhor que essa. Eu fiz isso se transformar em trabalho como fiz nos outros clubes. Sei que é normal o torcedor ter opinião, as vezes contrária, mas sempre soube que com muito trabalho eu poderia entregar a minha vida por eles e mudar isso", disse.

A relação com o Papito — apelido de Odair no grupo —, inclusive, foi destacada por Danilo Barcelos. Ele exaltou o papel do treinador no comando da equipe, que ocupa a quarta posição do Brasileirão.

"É um cara incrível. Ele tem o grupo nas mãos. Todos o respeitam muito e acreditam muito no trabalho dele. É um baita treinador em todos aspectos, principalmente no lado humano, que se eu precisasse resumir em um adjetivo, utilizaria esse: humano. É a maior qualidade do Papito".

Danilo Barcelos já deixou sua marca com a camisa do Fluminense - Lucas Mercon/Fluminense FC - Lucas Mercon/Fluminense FC
Danilo Barcelos já deixou sua marca com a camisa do Fluminense
Imagem: Lucas Mercon/Fluminense FC

Danilo também enalteceu a união do elenco do Fluminense, o que garante não ser consequência, mas causa para os bons resultados.

"Esse grupo tem se mostrado extraordinário, nosso dia a dia é impecável, e não só porque está ganhando. Eu acho que o clube tem que girar na mesma sintonia, e isso acontece no Flu com muita naturalidade. Os resultados em campo são fruto do nosso dia a dia saudável. Me sinto muito honrado em fazer parte deste grupo, reencontrando e fazendo novos amigos além de colegas de trabalho fenomenais."

E com o pensamento jogo a jogo, Danilo Barcelos já projetou o jogo contra o Grêmio, domingo (8), às 20h30, no Maracanã, como a próxima "guerra" que o Fluminense terá pela frente no Brasileirão.

"Momento muito bom do clube, acredito muito no jogo a jogo, e ser leal ao trabalho que estamos fazendo durante a semana e se entregar ao máximo. Em toda a história do Fluminense existiu essa cultura de ser um time aguerrido, que deixa a vida dentro de campo e se entrega 1000% para orgulhar seu torcedor. É essa a nossa ideia. Cada jogo é uma decisão. É assim que estamos trabalhando para enfrentar o Grêmio", finalizou.

Fluminense