Topo

Câmera 'inteligente' confunde bola com careca de árbitro em transmissão

Erro de IA (Inteligência Artificial) faz arbitro assistente virar foco da câmera durante transmissão de partida de futebol - Reprodução/Chuckiehands/Youtube
Erro de IA (Inteligência Artificial) faz arbitro assistente virar foco da câmera durante transmissão de partida de futebol Imagem: Reprodução/Chuckiehands/Youtube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/11/2020 13h38

No fim de semana passado, o time de futebol escocês Inverness Caledonian Thistle FC escolheu transmitir uma partida contra outra equipe local, a Ayr United, utilizando uma câmera com base em IA (Inteligência Artificial), mas a ideia acabou fugindo do controle. Em vez de a câmera focar na bola durante o jogo, o aparelho insistiu em mirar na cabeça calva do árbitro assistente.

Um vídeo da partida mostra que o equipamento fixa as atenções no cocuruto do bandeirinha diversas vezes, enquanto ele trabalha na lateral do campo. A tecnologia se chama Pixellot e deveria, com base em IA, rastrear a bola de modo autônomo e, claro, correto.

Embora não tenha sido tão certeira assim na prática, a ideia era proporcionar uma experiência diferenciada ao torcedor — mesmo durante a pandemia da covid-19.

Isso pois a Pixellot permitiria ao clube transmitir ao vivo os jogos para os assinantes do plano sócio-torcedor, agora que o isolamento social impossibilita assistir a partidas em estádios.

Mas, alguns fãs das equipes em campo ficaram incomodados pela careca ter sido tão evidenciada. O resultado da partida foi um empate de 1 a 1 no placar, mas quem parece ter dado uma goleada nos times foi a câmera com IA.