Topo

Inter faz pior campanha no século na Libertadores e recebe Boca 'de brinde'

Ricardo Duarte/SC Internacional
Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/10/2020 04h00

O Internacional de Eduardo Coudet ganhou elogios ao longo da temporada, mas encerrou a fase de grupos da Copa Libertadores com campanha bem distinta. Segundo colocado no Grupo E, o time gaúcho fez a pior campanha do século na fase do torneio. E o aproveitamento atual, superior apenas às participações de 1989 e 1993, deu duelo pesado nas oitavas de final. O Colorado encara nas oitavas de final o Boca Juniors, primeiro em Porto Alegre e depois em Buenos Aires.

A equipe de Coudet somou oito pontos em seis rodadas: 44,4% de aproveitamento. A terceira pior campanha entre todos os classificados ao mata-mata do torneio sul-americano. E muito distante dos números "particulares", ou seja, do próprio Inter.

Em 2019, o Internacional foi terceiro melhor da fase de grupos. A equipe somou 14 pontos. Até em 2007, quando foi eliminado precocemente, acumulou pontuação maior: dez.

Somente em 1989, com cinco pontos conquistados, e em 1993 — três pontos obtidos, a campanha foi pior. Em ambas temporadas a vitória valia dois pontos.

O confronto com o Boca Juniors, que terminou na liderança do Grupo H (14 pontos), tem sabor mais amargo pela estratégia colorada: preservar titulares diante da Universidad Católica-CHI pensando no Brasileirão. Amanhã (24), o time de Eduardo Coudet recebe o Flamengo, às 18h15, em jogo que vale a liderança. Ganhar vai ajudar, também, a esquecer os números finais da fase de grupos da Libertadores.