Topo

Grêmio tem zaga dos sonhos como 'artigo raro' em 2020. Veja números

Pedro Geromel e Kannemann durante treino físico no CT do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Pedro Geromel e Kannemann durante treino físico no CT do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

21/10/2020 04h00

Pedro Geromel e Walter Kannemann são titulares absolutos, ídolos do Grêmio, mas diante do América de Cali-COL devem fazer o primeiro jogo juntos nesta Copa Libertadores. Parece estranho, mas o fato traz à tona o cenário da temporada de ambos. Tanto um quanto outro atuaram em menos da metade das partidas do time ao longo dos últimos meses.

Grêmio e América de Cali jogam amanhã (22), às 21h30 (horário de Brasília), em Porto Alegre. O time gaúcho já está classificado e briga pelo primeiro lugar do Grupo E e boa pontuação de olho nas oitavas de final.

Geromel participou de 18 jogos do Grêmio, e Kannemann atuou em 17 partidas. O time de Renato Gaúcho entrou em campo 39 vezes na temporada — somando Gauchão, Libertadores e Campeonato Brasileiro. As ausências se explicam por lesões, suspensões e também Covid-19.

A dupla testou positivo na bateria de testes antes de jogo contra a Universidad Católica, em Porto Alegre.

Para efeitos de comparação, David Braz é o zagueiro do elenco que mais jogou: 22 vezes. Paulo Miranda, considerado segundo suplente, tem mesmo número de partidas que Geromel (18).

Lado a lado, Geromel e Kannemann acumulam 11 partidas na atual temporada. O time levou dez gols na soma destes jogos (Inter, Novo Hamburgo, Fluminense, Ypiranga-RS, Corinthians, Flamengo, Atlético-GO, São Paulo).

Internamente, a dupla segue sendo vista como vital. Além do reforço técnico, ambos são líderes do elenco e são perfeitos para o modelo de jogo que atua com a defesa alta.