PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Como Xavier explica 'cara de Corinthians' que Mancini busca

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/10/2020 04h00

O volante Xavier resume a "cara do Corinthians" que o técnico Vagner Mancini busca e anunciou em sua apresentação no clube paulista. O "prata da casa" foi a principal surpresa na escalação inicial na vitória do Alvinegro contra o Athletico-PR por 1 a 0, ontem (14), na Arena da Baixada, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A maioria esperava Gabriel entre os titulares, pois o camisa 5 é um dos poucos atletas do elenco que já trabalhou com Mancini. Mas o novo comandante corintiano apostou em Xavier e acertou em cheio.

Dentro daquilo que eu fiz no treinamento só comprovou aquilo que eu já tinha em termos de impressão de fora. Então, por isso eu segui à risca a minha intuição, achei que era o momento da volta do Xavier e fiquei muito satisfeito com o que ele realizou em campo

Mancini viu o jovem volante liderar o 'espírito corintiano' que ele pretende resgatar em campo como estratégia inicial de seu trabalho. O camisa 39 se entregou o jogo inteiro, com carrinhos, divididas de bola e, além da proteção da zaga, ainda mostrou raça e bastante fôlego no gol que garantiu a vitória do Timão.

Xavier ganhou mais uma dividida de bola no meio-campo e tocou de primeira para Everaldo marcar o gol aos 50 minutos do segundo tempo.

Xavier estreou no profissional como titular sob o comando de Coelho no jogo contra o Bahia. O volante foi um dos melhores em campo na vitória por 3 a 2, aliás, o único convincente do treinador que voltou para o sub-20. Depois, o camisa 39 foi titular contra o Sport e sumiu do time titular, causando revolta da torcida corintiana, que clamava por seu retorno ao time.

Coelho até abandonou a coletiva ao ser perguntado por que Xavier sumiu do time. O treinador já demonstrava incomodo com o lobby pela volta do volante que foi seu capitão na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano.

Mancini alega que surpreendeu com a escalação de Xavier por dois motivos: já conhecia o jogador mesmo antes de chegar ao clube de Parque São Jorge e porque o camisa 39 foi o melhor volante testado na posição nos treinamentos.

"Não tenha dúvida que a gente sabe aquilo que está acontecendo dentro dos outros clubes e antes da minha chegada eu vi alguns jogos do Corinthians, vi a entrada do Xavier, fiz um treinamento ontem à tarde onde eu no plano tático fiz a entrada de vários jogadores e quando o Xavier entrou na equipe que seria titular de hoje ele demonstrou que poderia ser útil naquela função", disse.

Xavier pode jogar de zagueiro

Xavier também atua de zagueiro - Rodrigo Coca/Agência Corinthians - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Xavier também atua de zagueiro
Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Xavier seguirá como titular do Corinthians no duelo contra o Flamengo. Mas o camisa 39 só não sabe agora em qual posição vai atuar. Isso porque Mancini citou o jovem como uma das opções da zaga para atuar ao lado de Gil. O zagueiro Bruno Méndez foi expulso e Marllon que retornou de empréstimo do Cruzeiro é a única opção entre os zagueiros do elenco. Mas, Mancini surpreendeu novamente e mais uma vez mostrou conhecimento do elenco ao cogitar o jovem volante como uma das possibilidades na zaga.

"Nós temos que dar uma boa analisada na base, ver se temos algum atleta à disposição. Numa emergência eu sei que o Xavier também faz a de zagueiro. Óbvio que a expulsão nos deixou somente com dois atletas para um jogo dificílimo contra o Flamengo. Então essas coisas a gente vai daqui até sábado analisar e pensar com calma", explicou.

Futebol