Topo

Peru x Brasil terá transmissão da TV Brasil e da CBF: saiba onde assistir

Tite durante treino da seleção na Granja Comary - Lucas Figueiredo/CBF
Tite durante treino da seleção na Granja Comary Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/10/2020 19h57

Peru x Brasil vai, sim, passar na TV aberta. Poucas horas antes do início da partida, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou que o confronto válido pela segunda rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 será transmitido pela TV Brasil. O jogo será realizado em Lima, às 21h (de Brasília) de hoje.

A partida terá transmissão para todo Brasil pela rede de televisão pública e também pelo site da CBF. Além disso, a EI Plus, da Turner, que está disponível para assinantes do UOL Esporte Clube, vai exibir o duelo na TV fechada.

Em comunicado, a CBF informou que aguardou até o último momento pelo desfecho das negociações entre emissoras brasileiras de TV aberta e a Federação Peruana, que como mandante detém os direitos do jogo desta noite — na nova regulamentação, ficou estabelecido que os direitos das Eliminatórias agora são de cada federação nacional para os jogos em casa. Com isso, as TVs interessadas precisam negociar individualmente com cada país.

Como não houve acerto entre as partes, a Confederação Brasileira de Futebol negociou diretamente a compra dos direitos para exibir a partida em televisão pública e aberta para todo o país.

O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, usou o Twitter na noite de hoje para comemorar o acerto. Mais cedo, ele havia revelado pedido à CBF para a transmissão ser realizada pela TV Brasil.

Conforme noticiado ontem pelo UOL Esporte, a Globo havia comunicado internamente que não transmitiria o jogo, mesmo com esforços para concluir negociações. Até a decisão da CBF, a partida ficaria restrita no país ao serviço de streaming EI Plus e para a página do YouTube "El Canal Del Futbol", produzida no Equador.

Será a primeira vez desde 2017 que um jogo da seleção não é mostrado na Globo. Na ocasião, o contrato de direitos de transmissão de amistosos e das Eliminatórias com a CBF venceu, e a negociação de renovação foi complicada.

Um amistoso entre Brasil e Argentina daquele ano foi mostrado pela TVs Brasil e Cultura, além do Facebook oficial da Confederação Brasileira de Futebol. Pouco depois, no entanto, a emissora carioca conseguiu renovar o pacote pagando entre US$ 2 e 3 milhões.

Veja o comunicado da CBF sobre a transmissão de hoje:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que a partida entre Brasil e Peru, válida pela segunda rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, terá transmissão em televisão aberta pela TV Brasil e pelo site da CBF para todo o país. O jogo acontece nesta terça-feira, às 21h (horário de Brasília), em Lima, no Peru.

A CBF aguardou até o último momento pelo desfecho das negociações, que se estenderam até a tarde desta terça-feira, entre as emissoras brasileiras de TV aberta e a empresa detentora dos direitos da partida, que pertencem originalmente à entidade mandante do jogo, a Federação Peruana de Futebol, através de sua representante, a GolTV Peru.

Como não houve sucesso nestes acordos, a CBF decidiu garantir que a torcida brasileira possa assistir ao jogo em televisão pública e aberta em todo o país. Para isso, negociou a compra dos direitos em condições que permitem exclusivamente a transmissão por uma TV pública aberta no país e pelo site oficial da entidade (www.cbf.com.br).