PUBLICIDADE
Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Jogo da seleção no EI Plus terá estreia de André Henning nas eliminatórias

André Henning, do Esporte Interativo: narrador estreia em jogo oficial da seleção na carreira - Leo Martins/UOL
André Henning, do Esporte Interativo: narrador estreia em jogo oficial da seleção na carreira Imagem: Leo Martins/UOL

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

13/10/2020 04h00

Com a Globo fora da transmissão de Peru x Brasil pela 2ª rodada das eliminatórias da Copa 2022 hoje (13) às 21h, o público brasileiro terá apenas uma opção para assistir ao jogo com narração em português. A Turner escalou o narrador André Henning para transmitir a partida da seleção. Será a primeira vez que o principal nome da equipe do Esporte Interativo vai comandar um duelo da equipe nacional num torneio oficial.

Junto com Henning, a Turner decidiu escalar o seu time que costuma ir para finais e jogos de muito apelo. Nos comentários, estarão os jornalistas Mauro Beting e Vitor Sérgio Rodrigues. Para falar sobre as questões do apito, o grupo terá o ex-arbitro Pericles Bassols. O jogo começa às 21h, com um curto pré-jogo. O confronto será feito apenas pelo EI Plus, plataforma de streaming esportiva, que pode ser acessado por assinantes do UOL Esporte Clube.

Muita gente ainda se questiona por qual motivo a partida não pode ser exibida pela TNT. O contrato da Turner é com a Mediapro, agência que representa as oito federações sul-americanas que ainda não venderam os direitos de transmissão no Brasil. O vínculo é apenas para plataforma por streaming, e a Mediapro ganha de remuneração pelo que o jogo vender de assinaturas - a Turner não pagou nada para transmitir as partidas das primeiras rodadas das eliminatórias.

Será a estreia de André Henning em jogos oficiais da seleção brasileira na televisão. O narrador titular do Esporte Interativo já fez partidas de seleções de base do sub-17 e do sub-20, além do Jogo da Amizade entre Brasil x Colômbia, em janeiro de 2017, que só contou com jogadores que jogavam no futebol nacional naquela época.

No rádio, antes de chegar no EI, Henning chegou a comandar algumas partidas da seleção, quando trabalhava na Transamérica, em São Paulo.

A Globo tentou até o último minuto, e só desisitiu apenas na segunda (12) de exibir a partida. Será a primeira vez desde 2017 que um jogo da seleção não é mostrado na Globo. Na ocasião, o contrato de direitos de transmissão de amistosos e das Eliminatórias com a CBF venceu, e a negociação de renovação foi complicada.

Um amistoso entre Brasil e Argentina daquele ano foi mostrado pela TVs Brasil e Cultura, além do Facebook oficial da Confederação Brasileira de Futebol, com narração de Nivaldo Prieto. Pouco depois, no entanto, a emissora carioca conseguiu renovar o pacote pagando entre US$ 2 e 3 milhões. Desde então, apenas Galvão Bueno e narradores da Globo, como Luís Roberto, transmitiram jogos do Brasil valendo em nível de competição.