Topo

Cruzeiro

Mecenas se descola do Cruzeiro e reduz investimentos. Clube nega

Pedro Lourenço, maior investidor do Cruzeiro, se afastou da atual diretoria do clube - Gustavo Aleixo/Divulgação/Cruzeiro
Pedro Lourenço, maior investidor do Cruzeiro, se afastou da atual diretoria do clube Imagem: Gustavo Aleixo/Divulgação/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

10/10/2020 12h00Atualizada em 10/10/2020 14h53

A vida do Cruzeiro não está fácil. Além da situação complicada na Série B do Brasileirão, o clube enfrenta uma crise financeira. Para complicar ainda mais, o melhor parceiro comercial da Raposa, já não atua como no começo do ano.

O clube e o empresário negam a situação (veja nota abaixo). O UOL Esporte sustenta a apuração.

Pedro Lourenço, ou "Pedrinho do Supermercados BH", conselheiro, parceiro e patrocinador do Cruzeiro se distanciou da cúpula do clube por diferenças políticas, segundo o UOL Esporte apurou com uma fonte.

Divergências de pensamentos e até o isolamento do parceiro, que perdeu voz na hora de dar sugestões, são alguns dos motivos que ajudaram no descolamento entre o mecenas e o comando executivo do clube.

Indícios apontam para uma quebra de laços entre a atual presidência e "Pedrinho do Supermercados BH" há pelo menos dois meses. Esse é o período que o Cruzeiro passou a conviver com atraso de salários e não pagamentos importantes, como as dívidas na Fifa.

Uma dessas pendências, inclusive, impõe penalidade que impede novas inscrições de jogadores. Tanto que o meia-atacante colombiano Angulo e os meias, Matheus Índio e Giovanni, ainda não tiveram seus registros homologados. Portanto, não podem atuar com a camisa estrelada.

Desde o começo de setembro, o time estrelado não pode registrar atletas no sistema da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Isso, por não ter quitado compromisso com o Zorya-UCR, ainda pela contratação do atacante Willian, em 2013.

Em agosto, a diretoria do Cruzeiro passou a ter dificuldades para pagar seus funcionários e para ficar em dia com o departamento de futebol, justamente pela falta de aporte de Pedro Lourenço, que interrompeu os repasses de dinheiro que foram feitos no início da gestão Sérgio Santos Rodrigues.

Outro episódio que mostra falta de conexão entre a atual diretoria e "Pedrinho" aconteceu quando o empresário fez críticas fortes ao técnico Enderson Moreira.

Reunião

O UOL apurou também que Pedro Lourenço pretende se reunir com os dirigentes do Cruzeiro para tratar de assuntos que considera importantes. E esse encontro deve acontecer quando a delegação cruzeirense retornar de Atibaia, no interior de São Paulo, onde começou uma curta intertemporada para tentar mudar o cenário catastrófico do time na Série B do Campeonato Brasileiro.

O Cruzeiro ocupa a 18ª posição na Segunda Divisão, está muito longe do sonho do acesso à Série A, e passa por um drama intenso na zona de rebaixamento.

Confira a nota oficial do Cruzeiro emitida neste sábado:

O Cruzeiro Esporte Clube lamenta e contesta de forma veemente a reportagem "Cruzeiro: Mecenas se descola da diretoria e reduz investimentos", publicada neste sábado, 10 de outubro de 2020, no portal UOL.

Além da notícia em tom especulativo não ter o mínimo de procedência, o conteúdo pegou de surpresa a diretoria do Clube e o próprio Pedro Lourenço, empresário, conselheiro e um dos grandes parceiros do Cruzeiro.

Pedro Lourenço, que está em viagem com a família para o nordeste, em contato com o presidente Sérgio Santos Rodrigues neste sábado se mostrou indignado com a notícia e ratificou que não há qualquer tipo de veracidade na matéria, que nunca foi procurado pelo repórter ou pelo portal, e lamentou que a publicação tenha utilizado seu nome e o de sua empresa sem que ele tenha sido consultado.

Da mesma forma, o Cruzeiro lamenta que a suposta informação tenha sido publicada sem que o Clube, a exemplo do empresário Pedro Lourenço, tenha sido ouvido, fato que se repete por parte do mesmo repórter.

"Em primeiro lugar, ressalto mais uma vez que Pedro Lourenço é um dos cruzeirenses mais preocupados em ajudar o Clube. Inclusive, não há redução de investimentos como diz a publicação. Pelo contrário: Pedro, sua família e os Supermercados BH têm discutido conosco formas de uma colaboração e parceria ainda maiores, pois ele sabe e entende como poucos o momento pelo qual estamos passando. Quando vejo esse tipo de matéria, só penso que quem não quer ajudar, pelo menos não deveria tentar prejudicar. É impressionante como alguns que se dizem cruzeirenses possam soltar uma matéria deste nível, de forma irresponsável, às vésperas de um jogo tão importante para o Cruzeiro, e ainda por cima envolvendo o nome do Pedro e de uma marca tão importante como os Supermercados BH", se manifestou o presidente Sérgio Santos Rodrigues, que está na cidade de Atibaia, acompanhando a delegação.

O Cruzeiro aproveita para informar aos seus torcedores que a relação com Pedro Lourenço, seu filho Bruno e os Supermercados BH é praticamente diária, e que constantes reuniões são feitas pensando e trabalhando em alternativas que sejam benéficas e positivas para a parceria e, especialmente, para o Clube.

Cruzeiro