Topo

Internacional

Melhor do Gauchão encarou Iniesta e Ibra e teve apoio de Fernandão no Inter

Zé Mário em ação pelo Ypiranga, clube que defende na atualidade no interior gaúcho - Giramundos.Futebol / Ilair Júnior
Zé Mário em ação pelo Ypiranga, clube que defende na atualidade no interior gaúcho Imagem: Giramundos.Futebol / Ilair Júnior

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/09/2020 04h00

Talvez poucos torcedores se lembrem da passagem do melhor lateral esquerdo do Gauchão deste ano pelo Internacional. Zé Mário, que recebeu prêmio pelas atuações no Novo Hamburgo, é cria das categorias de base do Colorado e recebeu as primeiras chances sob comando de Fernandão.

Antes de ganhar oportunidade com frequência no time de cima, porém, o jogador — que atualmente tem 28 anos — esteve com o grupo que participou da Copa Audi de 2011. Ele atuou nos dois jogos do Colorado na competição, contra Milan e Barcelona. Teve pela frente uma seleção de craques, como Iniesta, Ibrahimovic, Seedorf, Thiago Silva, Busquets eThiago Alcântara.

"Eu guardo as melhores e mais vivas lembranças, foi a estreia, foi o primeiro passo no futebol profissional, e como foi, a realização de um sonho, eu nunca imaginei que seria como foi", disse em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

"Foram 13 anos lindos no Inter. Eu sou muito grato a tudo que o clube me proporcionou e, principalmente, por quem me tornei dentro do futebol. Eu vou carregar o Inter sempre no meu coração. Nada e ninguém vai apagar a história que eu construí desde as categorias de base", acrescentou.

Zé Mário se firmou no elenco de cima em 2012. Esteve sob comando de Dorival Júnior e depois Fernandão. Do ídolo máximo do clube, ele guarda boas lembranças de momentos de apoio.

"Fernandão me ajudou muito no início, primeiro como diretor e depois como treinador, já admirava ele como atleta e passei a admira-lo ainda mais como pessoa e amigo", disse.

Rotina de empréstimos e destaque no Gauchão

Mas depois de um início promissor no Colorado, a rotina de Zé Mário virou a troca de clubes. Emprestado para várias equipes, ele defendeu: Caxias, Náutico, Sport, ABC, Ceará, Ferroviária, São José, Maringá, Sergipe e Jaraguá, até chegar ao Novo Hamburgo neste ano.

Zé Mário posa com troféu de melhor lateral esquerdo do Campeonato Gaúcho - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

E pelo time do Vale dos Sinos, ele foi eleito melhor jogador de sua posição no Estadual. Por pouco sua equipe não eliminou o Grêmio na semifinal do segundo turno.

"Eu acho que ser eleito melhor lateral do Gauchão coroa toda uma carreira, de treinos, dedicação e humildade, mas que ainda deixa evidente que ainda posso conquistar muitas coisas", afirmou.

"Ficamos com aquele sentimento que poderíamos ter levado para os pênaltis, claro que queríamos vencer, mas fizemos um grande jogo e perdemos para o campeão da competição. Já vínhamos de uma sequência desgastante, a maioria do nosso time estava com dor e lesão", completou.

O rendimento já garantiu transferência. Zé Mário agora defende o Ypiranga, que sonha em subir para a Série B do Campeonato Brasileiro.

"A expectativa é manter a sequência, com boas atuações, e ajudar a equipe a atingir o acesso à Série B, que é o principal objetivo do clube no segundo semestre", finalizou.

Internacional