Topo

Grêmio

Renato diz que Grêmio vai bem no Brasileiro e reclama de "pergunta infeliz"

Do UOL, em Porto Alegre

03/09/2020 22h27

Renato Gaúcho não estava satisfeito em sua entrevista coletiva. Hoje (3), depois de ver o Grêmio perder para o Sport por 2 a 1, o treinador disse que o time está bem no Brasileiro e reclamou do que considerou uma "pergunta infeliz".

"O Grêmio estava invicto no Brasileiro. Empatou quatro jogos, ganhou um e agora perdeu um. Mas enfrentamos grandes equipes, Flamengo, Corinthians, e merecíamos a vitória. Hoje o Grêmio foi batido em casa, mas tirando a partida de hoje, o Grêmio está bem no Brasileiro. É claro que tudo serve de exemplo, é óbvio que o que aconteceu hoje não pode se repetir. Precisamos vencer estes jogos para estar na parte de cima da tabela, fazer o dever de casa", disse o técnico.

"O Grêmio fez um excepcional segundo tempo hoje. Criamos inúmeras chances, o Grêmio amassou, só faltou a bola entrar. Se o Grêmio vira o jogo, todos estariam aplaudindo. A bola não entrou, não podemos achar que está tudo errado. Fizemos um grande segundo tempo. É lógico que queríamos ganhar, mas nem sempre é possível. Estou satisfeito. São sete pontos com um jogo a menos. Quinto, quarto colocados estão bem perto", completou.

A questão que mais incomodou o treinador gremista se referiu ao aproveitamento ofensivo. A insistência em cruzamentos e a possível "falta de repertório" do time irritou o comandante.

"Quero ver quais times têm 31 oportunidades de gol em uma partida. Na minha opinião, foi uma pergunta infeliz. Um time que tem 31 chances não tem repertório ofensivo para você? Um time que cria três ou quatro chances de gol tem? Nossos atacantes não estavam numa noite feliz, mas 31 chances foram criadas. Falar que não tem repertório, fica um pouco difícil", disse.

"O Grêmio faz muitos cruzamentos porque tem um grande cabeceador na área. Isso é básico do futebol. Criamos de todos os jeitos. Agora falar que o Grêmio não cria e que está com um dos piores ataques do Brasil... Se pegar os números, é um dos times que mais cria no Brasileiro. Temos um repertório muito grande. Pegamos adversários que jogam retrancados, é difícil entrar, e ainda assim criamos pelos lados, por dentro, bola no alto, no chão... Vivemos num país em que se perde, falou isso e aquilo, se ganha teve de sobra. Assim fica difícil", afirmou.

Além disso, questionado sobre a oscilação do time, que ao mesmo tempo que conquistou o Estadual está há cinco jogos sem vencer no Brasileiro, Renato seguiu no tom irritado.

"Oscilado hoje, eu concordo contigo. Um primeiro tempo não tão bom, um segundo tempo muito bom. Agora, falar que o Grêmio tem oscilado no Brasileiro... Empatamos fora de casa com Ceará, merecíamos a vitória contra o Corinthians, empatamos e fizemos um grande jogo contra o Flamengo, pegamos o Vasco que então era líder do Brasileiro fora de casa. O resultado não é bom? O que é bom então? No Brasileiro não enfrentamos times de terceira e quarta divisão, não tem jogo fácil. O que aconteceu hoje, não pode acontecer. Mas o Grêmio estava invicto no Brasileiro junto com Palmeiras", afirmou.

Por fim, Renato voltou a citar o "cavalo paraguaio", termo já usado por ele e que levantou polêmica.

"Quando falo de cavalo paraguaio, e não teve nenhum recado para o Inter, é que eu já vi muitos clubes grandes começarem bem o campeonato. Todos os anos eu vejo isso. E lá no final, quem chega? O Grêmio. Não me preocupa o início do campeonato, o importante é vencer e daqui a pouco o Grêmio volta a vencer. Falar que o Grêmio foi mal? Que a gente precisa melhorar? Tenho consciência disso. Precisamos parar de dar vacilos. Mas o Grêmio enfrentou grandes adversários. Tem que ter calma. Sei da qualidade do meu grupo e daqui a pouco o Grêmio estará no lugar dele", finalizou.

Com sete pontos, o Grêmio é 16º no Brasileirão, com um jogo a menos que a maioria dos times. Na próxima rodada, o time encara o Atlético-GO.

Grêmio