Topo

Figo revela detalhes de briga e por que chamou Luxemburgo de "pior técnico"

Luís Figo explicou porque considera Luxemburgo o pior técnico com quem trabalhou - Getty Images
Luís Figo explicou porque considera Luxemburgo o pior técnico com quem trabalhou Imagem: Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/08/2020 00h37

"O que faz ser o pior treinador do mundo? Podemos ficar a tarde todo falando... Em termos técnicos, táticos, pessoais... Mas acho que não vamos ter tempo para isso". Foi dessa maneira que Luis Figo explicou por que considera Vanderlei Luxemburgo o pior técnico com quem trabalhou na vitoriosa carreira.

O português não parou por aí. Em entrevista à ESPN, ele respondeu que não tem motivos para esconder suas opiniões e justamente por isso decidiu escrever o comentário em uma postagem de Rivaldo, parabenizando Luxemburgo pela conquista do Campeonato Paulista.

"Seguramente há quem defenda uma opinião contrária à minha, o que é respeitável. Somos seres humanos, cada um pode opinar de uma forma diferente. Opinei de acordo com as circunstâncias que vivi sob o comando deste treinador na minha carreira profissional. Foram negativas. Lógico que quem tem uma experiência diferente, opinará diferente de mim. Como sou uma pessoa livre para opinar o que bem entendo e não devo nada a ninguém, não é um problema dar uma opinião nesse sentido. Foram as experiências negativas que tive nesse período da minha vida profissional", disse Figo.

Após ser novamente indagado, Figo foi mais direto na crítica. E revelou bastidores da briga que teve com Luxemburgo na época. "Um treinador que não tem personalidade de escalar os jogadores que acha que estão melhor, para mim não conta", completou o português.

A polêmica

A polêmica surgiu após o Palmeiras conquistar o Campeonato Paulista. Rivaldo postou uma foto de Luxemburgo comemorando o título sendo jogado para o alto pelos atletas com a legenda:

"Parabéns, Palmeiras, pelo título mais que merecido. Eu já tive grandes treinadores, mas você, Luxemburgo, foi o melhor. Tudo que os treinadores da Europa fazem hoje você já fazia há 25 anos. Você é o melhor", postou Rivaldo.

Figo, então, comentou a foto do ex-companheiro de Barcelona: "Fera, para mim foi o pior, mau demais". Rivaldo saiu em defesa do treinador e encerrou o assunto: "Cada um tem sua opinião. Valeu amigo por você ser sincero e deixar a sua. Um grande abraço".

O próprio Vanderlei Luxemburgo já foi questionado sobre o assunto e tratou de pôr panos quentes na história. Segundo o técnico brasileiro, ele tinha orientações da diretoria para indicar a saída de Figo do Madrid, o que não foi bem aceito pelo atleta, mas o deixou com moral no clube.

"Sobre o Rivaldo e o Figo, fico preocupado com o que o Rivaldo falou. Reconhecendo como melhor técnico dele, o Figo é coisa normal do futebol. Eu cheguei no Real Madrid no momento que era para ele sair, o clube queria que ele saísse. O jogador não entende que isto faz parte do lado profissional. Não quer dizer que eu tinha mágoa, se ele acha assim, é direito dele. Mas fico com o Rivaldo, ele como o Figo não foi um jogador qualquer. Fico com a versão do Rivaldo. Deixa a versão do Figo quieta para lá", respondeu Luxa há duas semanas.