Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

Neymar e Mbappé? PSG tem zaga de trunfo e desafia melhor ataque da história

Thiago Silva, de saída do clube, comanda defesa no maior desafio da temporada - Manu Fernandez/Pool via Getty Images
Thiago Silva, de saída do clube, comanda defesa no maior desafio da temporada Imagem: Manu Fernandez/Pool via Getty Images

Thiago Tassi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/08/2020 22h00

Dificilmente alguém falaria que o principal recurso do Paris Saint-Germain para vencer pela primeira vez a Liga dos Campeões, amanhã (23), contra o poderoso Bayern de Munique, é a defesa. Naturalmente, quando se tem Neymar e Mbappé no ataque, as atenções se voltam à dupla que pode definir jogos dessa magnitude.

Mas se engana quem pensa que o PSG é um time desequilibrado e chegou à final do principal torneio europeu apenas graças a seus talentos na frente. Em dez jogos disputados antes do confronto deste domingo, o time francês sofreu apenas cinco gols e tem a melhor defesa da edição 2019/20 da Champions.

Com média de 0,4 gol sofrido a cada 90 minutos, a defesa de Thomas Tuchel passou zerada em sete das dez partidas e supera o Ajax, que levou cinco gols em menos jogos: seis. A Juventus (seis vezes vazada em oito duelos) fecha o top-3 do quesito na competição.

Tanto é que o técnico do Bayern, hoje, na coletiva imprensa, exaltou o setor defensivo rival, elogiando a experiência dos brasileiros Thiago Silva e Marquinhos. "Thiago Silva, Marquinhos no meio e na defesa. Eles têm uma qualidade enorme. Na Champions, sofreram cinco gols, a defesa funciona como o ataque", afirmou o alemão.

Agora, chegou a hora de desafiar simplesmente o melhor ataque da história da Liga dos Campeões.

O Bayern, que fez 42 gols em 10 jogos, tem média de 4,2 por partida e ostenta não só o melhor ataque nessa Liga, como tem a maior média de gols na história da competição desde 1992/93, quando mudou o nome e adotou esse novo formato.

O time alemão é dono de uma campanha "perfeita" — venceu todas até aqui (veja abaixo) — e conta com Lewandowski, que mandou 15 bolas para as redes nessa Champions, como destaque individual.

Neste domingo — Tuchel adiantou que a única dúvida é se o goleiro Navas terá condição de jogo —, caberá a Thiago Silva, que faz a sua despedida do PSG, comandar a linha defensiva formada por ele, Kehrer (lateral direito), Kimpembe (zagueiro) e Bernat (lateral esquerdo).

Marquinhos e Verratti, como volantes, devem ser escalados para proteger a meta do quarteto bávaro Lewa, Müller, Perisic e Gnabry.

Os jogos do PSG na Champions 2019/20

Fase de grupos
PSG 3 x 0 Real Madrid
Galatasaray 0 x 1 PSG
Club Brugge 0 x 5 PSG
PSG 1 x 0 Club Brugge
Real Madrid 2 x 2 PSG
PSG 5 x 0 Galatasaray

Oitavas de final
Borussia Dortmund 2 x 1 PSG
PSG 2 x 0 Borussia Dortmund

Quartas de final
Atalanta 1 x 2 PSG

Semifinal
RB Leipzig 0 x 3 PSG

Os jogos do Bayern na Champions 2019/20

Fase de grupos
Bayern 3 x 0 Estrela Vermelha
Tottenham 2 x 7 Bayern
Olympiacos 2 x 3 Bayern
Bayern 2 x 0 Olympiacos
Estrela Vermelha 0 x 6 Bayern
Bayern 3 x 1 Tottenham

Oitavas de final
Chelsea 0 x 3 Bayern
Bayern 4 x 1 Chelsea

Quartas de final
Barcelona 2 x 8 Bayern

Semifinal
Lyon 0 x 3 Bayern