Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

OPINIÃO

Blogueiros: quais as armas de PSG e Bayern pra ganhar e previsão do jogo

Do UOL, em Santos (SP)

23/08/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Colunistas do UOL Esporte analisam quais as armas de PSG e Bayern para a decisão
  • "PSG tem a genialidade de Neymar e Mbappé. Bayern tem jogo coletivo", diz Juca
  • Renato: "Vantagem dos alemães é time muito mais homogêneo e sem pontos fracos"
  • Rodrigo Mattos: "Trunfo do Bayern é jogo coletivo mais bem azeitado do mundo atual"

PSG e Bayern de Munique fazem na tarde de hoje, às 16h (de Brasília), no estádio da Luz, a tão esperada decisão da Liga dos Campeões 2019/20. O time de Neymar busca o título inédito da competição, enquanto a equipe de Lewandowski vai atrás de sua sexta taça da Champions.

Quais as principais armas de PSG e Bayern para levantar o caneco? E o que se esperar para o confronto? Fizemos essas perguntas aos colunistas do UOL Esporte, que analisaram os dois times e fizeram uma previsão do jogo. Confira:

ANDRÉ ROCHA

PSG tem talento e velocidade para tentar castigar a defesa do Bayern de Munique. Também a fibra de fazer o projeto alcançar o objetivo maior.

Time bávaro tem volume de jogo e a confiança de uma campanha com 100% de aproveitamento para se impor e confirmar o favoritismo.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Bayern tem um time mais organizado taticamente, e com jogadores num momento individual especial. Mas tem mostrado dificuldade de recomposição defensiva contra times rápidos. Tem caminho aí para o PSG, que tem um trio de atacantes em um momento mágico. Neymar, Mbappé e Di Maria estão jogando muito, e muito bem entrosados.

Leia o blog Lei em Campo.

DANILO LAVIERI

O PSG precisa apostar mais nas suas armas ofensivas, com Neymar, Mbappé e Di Maria, com seu meio-campo forte para não perder o controle para o Bayern de Munique. Os alemães, por sua vez, vão manter o jogo coletivo, com transição forte, com Müller aparecendo nas horas mais importantes. Lewandowski ainda sonha com o prêmio de melhor do mundo e também sabe ser decisivo. Aposto em vitória do PSG em dia de individualidades destacadas.

Leia o blog do Danilo Lavieri.

JUCA KFOURI

O Bayern tem como arma o jogo coletivo, o chamado futebol-total e leva vantagem, também, nos valores individuais.

O PSG tem a genialidade de Neymar e Mbappé.

Aposto nos alemães, mas não descarto a vitória francesa como algo normal num embate de tamanha grandeza.

Leia o blog do Juca.

JULIO GOMES

O Paris tem as melhores armas individuais possíveis: Neymar e Mbappé. Hoje, são os dois caras mais decisivos, os que podem acabar com um jogo sozinhos. O PSG precisa conseguir criar as condições táticas para que eles tenham situações de vantagem sobre a defesa.

O Bayern, logicamente, precisa evitar que os dois tenham o mesmo espaço que os atacantes do Lyon tiveram na semifinal. Ofensivamente, creio que a arma do Bayern é o volume. É um time que chega pelos lados e pelos meios, que tem várias maneiras de alimentar seu grande artilheiro, Lewandowski.

Acredito em um jogo franco nos primeiros 15, 20 minutos, em alta rotação. Se sair um gol, isso condicionará a partida toda. Em teoria, por tudo o que fez na temporada, o Bayern é o melhor time. Mas o PSG tem talentos individuais fora de série, que podem quebrar qualquer sistema.

Leia o blog do Julio Gomes.

MARCEL RIZZO

Talento de Neymar e Mbappé versus um time bem montado com um artilheiro em fase espetacular (Lewa). Vou apostar no talento. PSG campeão.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MENON

A principal arma do PSG é a facilidade de jogar pelos lados do campo, com Neymar, Mbappé e Di Maria. O Bayern eu vejo muito forte no jogo coletivo e com a conexão Muller/Lewandowski.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

Será um claro duelo de um time que aposta em valores individuais contra uma equipe com um jogo coletivo fantástico. Por isso, o Bayern leva vantagem. Por não depender do brilho de dois ou três jogadores. Mas está tão na cara que o time alemão levará a taça, mas tão na cara... que aposto na vitória do PSG! E em grande noite de Neymar, que deixará o Estádio da Luz com o troféu da Champions em uma mão e o prêmio de melhor do mundo na outra.

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

As armas do Bayern

- Força coletiva.

- Rara capacidade de facilmente invadir a área com a bola dominada e mais uns três jogadores em condições de receber o passe.

- O futebol completo de Lewandowski, o melhor do mundo na atualidade, na minha opinião, independentemente do que acontecer na final.

- Aversão a erros nas finalizações.

As armas do PSG

- Os contra-ataques em velocidade.

- A magia do trio formado por Di María, Mbappé e Neymar.

Previsão

O Bayern vence o jogo.

Leia o blog do Perrone.

RAFAEL REIS

Neymar e Lewandowski são as estrelas da final da Champions. Mas não será nenhuma surpresa se o título europeu for decidido pelos pés de Mbappé ou Gnabry. Afinal, são eles os caras que melhor podem aproveitar os pontos fracos dos finalistas desta temporada. O Bayern costuma jogar com as linhas bastante adiantadas e deixa um espaço enorme entre sua defesa e o goleiro Neuer: prato cheio para um velocista do porte de Mbappé. Já a retaguarda do PSG tem no lateral esquerdo Juan Bernat seu maior problema. O espanhol ataca bem, mas tem sérias deficiências defensivas e vive levando bolas nas costas. Será ele o responsável pela marcação de Gnabry, o mais rápido e habilidosos dos atacantes bávaros. Quanto a um palpite, passo. Quem acompanhou a temporada europeia sabe que o Bayern é melhor. Mas, em 90 minutos, não será uma zebra absurda se o título fora para Neymar e cia.

Leia o blog do Rafael Reis.

RENATO MAURÍCIO PRADO

As principais armas do PSG são Neymar e Mbappé, dois supercraques, incomparáveis em termos de talento a qualquer outro jogador desta final. Nem Lewandowski, a grande estrela do Bayern, pode se igualar a eles. Já a vantagem dos alemães é um time muito mais homogêneo e sem pontos fracos. Acho que exatamente por isso, o campeão da Alemanha é favorito e, creio, deverá dominar a posse de bola e pressionar do início ao fim. Os contra-ataques em alta velocidade, principalmente em lançamentos de Neymar para Mbappé, podem ser a saída para os franceses. Mas aposto na vitória do Bayern e no título de melhor do mundo para Lewandowski.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

RODOLFO RODRIGUES

Bayern campeão (3 x 1). O time alemão tem um conjunto melhor, vive uma fase espetacular e um ataque histórico. Isso sem falar no peso da camisa. Em sua 10ª final, o Bayern tem mais tradição maior e busca seu sexto título. No elenco, conta com jogadores experientes, remanescentes do título de 2013 (Neuer, Müller, Boateng e Alaba), jovens muito bons (Gnarby, Goretzka e Kimmich, todos da seleção alemã, além do lateral Davies), e ainda o artilheiro Lewandowski, que está numa fase iluminada. O PSG tem a melhor defesa de um finalista de Champions, mas sua força está no trio Neymar, Mbappé e Di María, que pode desequilibrar.

Leia o blog do Rodolfo Rodrigues.

RODRIGO MATTOS

O principal trunfo do Bayern é o jogo coletivo mais bem azeitado do mundo atual. Exerce uma pressão fortíssima no campo do adversário com a linha de defesa bem adiantada e conclui a gol de forma rápida quando retoma a bola. Além disso, há uma troca de posição constante, lateral que vira ponta, ponta que vira meia, lateral que vira volante, tudo sem perder a organização. E tem Lewandowski. Isso o torna favorito, porém não invencível. Na partida contra o Lyon, ficou claro que é possível explorar a linha avançada do Bayern tanto que os franceses tiveram três chances em 15min. O PSG está bem mais preparado para aproveitar essas brechas visto que Neymar e Mbappé formam uma dupla bem melhor do que Depay e Ekambi.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi publicado, o Bayern busca seu sexto título da Liga dos Campeões, e não o seu quinto. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL