Topo

OPINIÃO

Mauro: "Grêmio muitas vezes tem time para ganhar e ignora o Brasileirão"

Do UOL, em São Paulo

15/08/2020 04h00

O Grêmio enfrenta o Corinthians hoje (15), às 19h, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro após ter empatado com o Ceará em 1 a 1, na quarta-feira (12), quando Renato Portaluppi decidiu poupar seu time titular, algo que o treinador já havia feito em temporadas devido a jogos pela Libertadores e Copa do Brasil.

No podcast Posse de Bola #47, o jornalista Mauro Cezar Pereira critica a decisão de poupar todo o time contra o Ceará e cita que o Grêmio foi o clube que mais pontuou nas últimas dez edições do Brasileirão, sendo que não conquistou o título em nenhuma delas, tendo seu último troféu da competição ainda de 1996, sete anos antes de a fórmula de pontos corridos ser adotada.

"Para o Renato, é muito cômodo ele desprezar o Brasileiro, é menos uma cobrança. Eu estava vendo aqui um levantamento do UOL essa semana, o Grêmio é o time que mais pontuou nos últimos anos, assumiu o primeiro lugar desse ranking, sem ganhar o Campeonato Brasileiro. Por que? Porque muitas vezes tem time para ganhar, mas ele prefere outro caminho", diz Mauro Cezar.

"Mas é cômodo para o técnico, porque ninguém cobra do Grêmio ser campeão. Aí, ele é eliminado da Libertadores, o que acontece? 'Ah caiu na Libertadores, como no ano passado, agora vai buscar vaga na Libertadores'. Por que não vai buscar o título brasileiro? Porque lá atrás, na segunda rodada?", completa.

Mauro afirma que, como ídolo do Grêmio, Renato acaba sendo pouco questionado quando não dá importância ao título brasileiro.

"Se ele poupasse alguns atletas ontem [quarta-feira] eu entenderia, claro, de repente tem um que fez um esforço maior, um está com uma dor, agora, ele poupa um time inteiro, isso não tem o menor cabimento. O Renato faz o que ele quer, isso aí ninguém vai questionar lá no Grêmio", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.