PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Ceará e Grêmio empatam jogo que árbitro foi desfalque por perder voo

Do UOL, em Porto Alegre

12/08/2020 23h25

Ceará e Grêmio empataram por 1 a 1 hoje, no Castelão. O time cearense saiu na frente, mas a equipe gremista empatou na etapa final. O jogo, válido pela segunda rodada do Brasileirão, teve boas defesas dos goleiros, mas ficou marcado pelo desfalque do árbitro. Dewson Freitas não chegou a tempo e precisou ser substituído pela CBF ao longo do dia.

O gol do Ceará foi de Cléber. Thaciano marcou para o Grêmio.

A escalação gremista teve apenas três jogadores considerados titulares — Cortez, Alisson e Pepê. E na reta final do jogo, Thiago Neves entrou.

Na próxima rodada o Grêmio recebe o Corinthians e o Ceará visita o Atlético-MG. A partida em Porto Alegre acontece sábado, 19h (horário de Brasília). Enquanto o jogo em Belo Horizonte está marcado para às 11h de domingo.

Quem decidiu: Cléber

Centroavante ganhou várias disputas aéreas contra David Braz e Rodrigues. Serviu perfeitamente como pivô e também fez o gol do Ceará.

Quem decepcionou: Paulo Victor

Goleiro do Grêmio fez duas boas defesas, mas falhou no gol do Ceará. Foi encoberto dentro da pequena área.

Fernando Prass e a lei do ex ao contrário

Ídolo do Palmeiras, reforço badalado do Ceará, Fernando Prass começou no Grêmio na década de 1990. No reencontro com o clube de infância, fez grandes defesas. Aplicou a lei do ex ao contrário, por não marcar gols, mas sim evita-los.

Árbitro perde voo e é substituído horas antes do jogo

Dewson Freitas da Silva era o árbitro do jogo no Castelão. Era. Ele não conseguiu chegar a Fortaleza e foi substituído por Caio Max Augusto Vieira.

Grêmio espeta laterais e paga o preço

Orejuela e Bruno Cortez atuaram bem avançados, com o Grêmio em busca de superioridade numérica perto da área do Ceará. A estratégia fez o time ter posse, mas faltou chutar a gol. Pior foi o reflexo defensivo: uma defesa mais exposta. O gol no final do primeiro tempo, no entanto, foi sofrido de bola parada. Com falha de Paulo Victor.

No segundo tempo, o Grêmio errou mais. Falhou mais. E fez gol. Thaciano, sumido na partida, concluiu de primeira e empatou. Depois, Renato Gaúcho foi flagrado dando instruções para o time controlar e administrar o empate.

Ceará ataca espaços e usa pivô

O preço que o Grêmio quis pagar o Ceará cobrou. Aproveitando os espaços às costas de Orejuela e Cortez, o time de Guto Ferreira ganhou metros e criou duas grandes chances antes de abrir o placar. O gol cristalizou outro princípio da equipe: a busca pela figura de Cléber. O desvio de cabeça confirmou a estratégia de investir no centroavante durante o duelo.

A vantagem não fez bem ao Ceará, que se fechou demais e abriu mão de atacar em grande parte da etapa final. Guto tentou reagir com mudanças nos últimos 15 minutos, mas sem efeito.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ 1 x 1 GRÊMIO

Data e hora: 12/08/2020 (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Helcio Araujo Neves (PA)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões amarelos: Fernando Prass, Leandro Carvalho (CEA)
Gols: Cléber, aos 43 minutos do primeiro tempo (CEA); Thaciano, aos 26 minutos do segundo tempo (GRE)

CEARÁ: Fernando Prass; Samuel Xavier (Eduardo), Gabriel Lacerda, Luiz Otávio e Alyson; Charles, William Oliveira (Fabinho), Matheus Gonçalves (Bergson), Fernando Sobral e Leandro Carvalho (Vitor Jacaré); Cléber (Rafael Sobis)
Técnico: Guto Ferreira

GRÊMIO: Paulo Victor; Orejuela, David Braz, Rodrigues e Cortez; Lucas Silva (Thiago Neves), Darlan, Alisson, Thaciano (Ruan) e Pepê; Isaque (Patrick)
Técnico: Renato Gaúcho

Futebol