PUBLICIDADE
Topo

Palmeiras

Com 'dever cumprido', Palmeiras se cobra para manter postura no Brasileiro

Felipe Melo ergue a taça de campeão paulista de 2020 para o Palmeiras - THIAGO BERNARDES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Felipe Melo ergue a taça de campeão paulista de 2020 para o Palmeiras Imagem: THIAGO BERNARDES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

12/08/2020 04h00

Classificação e Jogos

O título do Campeonato Paulista é tratado internamente como "dever cumprido" no Palmeiras. A conquista sobre o Corinthians, seu maior rival, foi colocada acima de um bom desempenho, de um jogo ofensivo. O clube tinha de entrar no campo do Allianz Parque focado para terminar com a taça, como fez. Após atingir a meta prevista, as conversas na Academia de Futebol são para evitar o relaxamento e manter a concentração, agora no Brasileiro. O time estreia hoje (12) na competição, às 21h30, contra o Fluminense, no Maracanã.

A avaliação é de que depois de tantas críticas pela postura em Dérbis dos últimos anos, o Palmeiras jogou duro contra o arquirrival na decisão. Se houve uma crítica quanto à qualidade técnica dos dois duelos, o técnico Vanderlei Luxemburgo e seus comandados valorizaram a organização tática e alto nível de concentração dos finalistas. O presidente Maurício Galiotte chegou a dizer que "não importava posse de bola ou chutes a gol, mas sim o título".

A mentalidade agora, porém, é de que a temporada "zerou". Ainda na festa do título, no vestiário do Allianz Parque, Luxa fez este aviso aos seus comandados. Depois de liberar o grupo para descansar no domingo, o trabalho voltou à rotina na segunda.

"O pós-título foi muito bom, mas agora é manter a mesma concentração que tivemos na final, porque será uma estreia muito difícil contra o Fluminense. Temos que virar a chave, o título e as comemorações ficam para trás. Agora é foco total no Brasileiro, que é um campeonato muito difícil de se jogar e ganhar", afirmou Luiz Adriano.

A preparação para o jogo de hoje passou muito por análises e reuniões, já que os atletas tiveram de fazer trabalhos de manutenção física na segunda e terça. Ainda que não tenha influenciado no resultado final do Paulista, o Verdão ainda não venceu adversários de Série A nesta temporada — foram quatro empates e duas derrotas. Luxemburgo minimiza o retrospecto e cita que a estratégia para o Brasileirão será diferente da que usou no Estadual.

"O que ficou para trás, ficou para trás. As conquistas anteriores ficam só no currículo. Agora, vamos esquecer e começar a pensar na próxima, o Brasileiro, Copa do Brasil, para brigarmos por uma conquista maior, que é nosso objetivo final. E começamos a colocar o chip do Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil e jogar fora o do Paulista", afirmou o treinador.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE x PALMEIRAS

Data e hora: 12 de agosto de 2020 (quarta-feira), às 21h30
Local: estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Rafael Traci (Fifa/SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)

FLUMINENSE: Muriel; Igor Julião, Luccas Claro, Nino e Egídio; Dodi, Yago Felipe, Michel Araújo e Nenê; Evanílson e Fred. Técnico: Odair Hellmann.

PALMEIRAS: Jailson; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez (Vitor Hugo) e Viña; Patrick de Paula, Gabriel Menino, Ramires (Bruno Henrique) e Zé Rafael (Rony); Willian e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Palmeiras