Topo

Copa da Liga Francesa - 2020

Bruno Guimarães já vira ídolo e faz Lyon sonhar em final contra o PSG

Bruno Guimarães, meio-campista do Lyon, durante as quartas de final da Copa da França entre Lyon e Marselha - Romain Lafabregue/AFP
Bruno Guimarães, meio-campista do Lyon, durante as quartas de final da Copa da França entre Lyon e Marselha Imagem: Romain Lafabregue/AFP

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris

30/07/2020 04h00

Quem visita a loja oficial do Lyon vê um banner com a imagem de Bruno Guimarães em destaque na fachada. Na entrada, a camisa número 39 com seu nome é vista em um manequim estrategicamente posicionado. São apenas seis meses no clube, mas a rápida adaptação à cidade, à culinária local e até ao idioma ajudam no sucesso do volante dentro de campo. Assim, o brasileiro já ganha status de ídolo e é considerado peça-chave para a final da Copa da Liga Francesa, amanhã (31), às 17h (de Brasília), contra o Paris Saint-Germain.

A velocidade com que Bruno Guimarães conquistou espaço no Lyon impressiona. Apenas 15 dias após chegar, em fevereiro, foi titular na vitória sobre a Juventus, na partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, e acabou eleito o melhor em campo pela Uefa e a imprensa local. Aos 22 anos e com contrato até o fim de junho de 2024, é considerado o melhor reforço da equipe na temporada.

Camisa com o nome e o número de Bruno Guimarães em loja oficial do Lyon - Divulgação - Divulgação
Camisa com o nome e o número de Bruno Guimarães em loja oficial do Lyon
Imagem: Divulgação

O meio-campista foi personagem de recente reportagem da conceituada revista France Football. A matéria, intitulada "O ataque do clone", compara o estilo de Bruno Guimarães ao de Juninho Pernambucano, um dos maiores ídolos da história do Lyon e atual diretor esportivo do clube. O ex-jogador foi fundamental na negociação junto ao Athletico-PR para contratar o compatriota.

Bruno Guimarães desembarcou em Lyon pouco depois de conquistar o título do Sul-Americano sub-23, resultado que garantiu a vaga olímpica para a seleção brasileira. Ele foi eleito o melhor jogador do torneio.

O sucesso inicial no clube francês fez com que o meio-campista aparecesse pela primeira vez em uma convocação de Tite para a seleção principal.

Porém, a pandemia do coronavírus fez com que os jogos contra Bolívia e Peru, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, fossem transferidos de março para outubro, o que adiou sua estreia.

França vira novo lar rapidamente

Siga o UOL Esporte no

Bruno Guimarães mergulhou de cabeça no Lyon. Logo depois da sua chegada, tatuou um leão, mascote presente no símbolo do clube, no braço esquerdo. Durante o rigoroso confinamento de dois meses imposto pelo governo francês, realizou aulas diárias do idioma local por meio de conferências online. Assim, pôde intensificar conversas com o presidente Jean-Michel Aulas e o treinador Rudi Garcia para melhorar a compreensão do que acontece no vestiário. Até mesmo entrevistas à imprensa local o meio-campista já consegue dar.

O brasileiro trata a cidade de Lyon como uma surpresa agradável. Na capital francesa da gastronomia, frequentemente faz refeições em restaurantes locais. Tem a Raclette, refeição à base de queijo derretido e batata, como prato preferido.

O apreço pela França ainda levou o jogador a viajar pelas praias do Sul do país na semana de folga concedida pelo Lyon recentemente. Cassis, Saint-Tropez e Mônaco foram os destinos escolhidos. Entre os programas realizados estão a pesca - sua paixão de infância -, passeios de barco e até a prática de golfe.

Bruno Guimarães em passeio de barco em Mônaco  - Divulgação - Divulgação
Bruno Guimarães em passeio de barco em Mônaco
Imagem: Divulgação

Em Lyon, Bruno Guimarães conta com visitas da namorada brasileira, do melhor amigo Renan Moura e de seu empresário, Alexis Malavolta. O pai, Dick Moura, e a mãe, Márcia Moura, chegaram recentemente para morar com o filho na cidade.

Sucesso em campo não demora

Ao receber a proposta do Lyon em janeiro, Bruno Guimarães viu o Atlético de Madri igualar a oferta de 25 milhões de euros (cerca de R$ 152 milhões na cotação atual) por 80% dos seus direitos econômicos ao Athletico-PR. Foi aí que Juninho entrou em ação, garantindo ao compatriota espaço na equipe desde a chegada. Com bom desempenho, o meio-campista rapidamente conquistou a comissão técnica.

"O Bruno é o complemento do nosso meio-campo. Tem uma visão de jogo e precisão no passe sob pressão que o diferencia. Um encaixe fantástico para elevar o nível de todo o time", disse o treinador Rudi Garcia, após usar Bruno Guimarães em três jogos seguidos como titular em fevereiro.

Na mídia francesa, Bruno Guimarães também ganhou destaque rapidamente. Em reportagem publicada na terça-feira (28) pela Ligue 1, a organizadora do Campeonato Francês, as estatísticas iniciais do brasileiro são destaque. O texto intitulado "O efeito Guimarães" mostra que o meio-campista foi o líder do time em passes recebidos nas três partidas em que ficou 90 minutos em campo pela competição, com 247. Nos jogos em questão, o Lyon registrou duas vitórias e uma derrota.

Outro destaque foi a liderança em passes para finalização. Foram cinco, deixando o brasileiro à frente dos atacantes Karl Toko Ekambi e Martin Terrier, com quatro cada.

"Por sua visão do jogo, sua qualidade de passe no jogo curto ou no longo e sua técnica, o brasileiro renovou o jogo do Lyon. Ele também mostrou grande envolvimento na recuperação da bola", diz a reportagem.

Além da final contra o PSG, o Lyon tem pela frente o duelo decisivo de oitavas de final da Liga dos Campeões, contra a Juventus, em Turim, em 7 de agosto. Os jogos são os primeiros oficiais do clube francês após quase quatro meses de paralisação de futebol no país. Em ambos, a presença de Bruno Guimarães é considerada certa.

Antes da pausa do futebol, o brasileiro tinha feito apenas cinco jogos pelo Lyon, com três vitórias e duas derrotas.