Topo

OPINIÃO

Blogueiros: Neymar cresce muito em decisões? Números são impactantes

Neymar comemora seu gol contra o Saint-Étienne na decisão da Copa da França - Jean Catuffe/Getty Images
Neymar comemora seu gol contra o Saint-Étienne na decisão da Copa da França Imagem: Jean Catuffe/Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

28/07/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Blogueiros analisam se o brasileiro Neymar realmente cresce muito em decisões
  • Andrei Kampff: "Tem personalidade forte, o que faz com que cresça em grandes jogos"
  • Perrone: "Precisa mostrar que amadureceu de vez sem ter recaída emocional"
  • Rafael Reis: "Nada muito fora da curva para um jogador do nível dele"
  • Renato Maurício Prado: "Tem capacidade técnica pra desequilibrar qualquer decisão"

Na última sexta-feira (24), Neymar conquistou o 25º título de sua carreira sendo decisivo na final e marcando o único gol da vitória por 1 a 0 sobre o Saint-Etienne, pela Copa da França. Nesta sexta-feira (31), o craque do PSG terá mais uma decisão pela frente: contra o Lyon, agora pela Copa da Liga Francesa.

A expectativa é de Neymar sendo protagonista mais uma vez. Segundo a coluna de Rodolfo Rodrigues, o brasileiro possui na carreira 21 gols em 18 jogos em partidas válidas por finais, incluindo a Liga dos Campeões de 2015, pelo Barcelona, e os Jogos Olímpicos de 2016, pela seleção brasileira.

E aí, será que o Neymar cresce muito em decisões? Fizemos essa pergunta aos blogueiros do UOL Esporte. Veja o que eles pensam:

ANDRÉ ROCHA

Neymar é o melhor jogador brasileiro depois da Era Pelé. Um dos mais vencedores também. Não tem sorte nas premiações individuais por ser contemporâneo de Messi e CR7. Sua personalidade controversa também não ajuda, assim como algumas lesões.

Mas se conseguir vencer uma Copa do Mundo, que parece ser o único parâmetro de avaliação dos craques brasileiros, certamente será mais reconhecido. Aliás, é o único grande título que falta na carreira. Já ganhou muito e sempre sendo decisivo.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Neymar é muito acima da média. E também tem personalidade forte, o que faz com que cresça em grandes jogos. Se conseguisse abdicar de outros prazeres da vida pela bola, seria ainda maior.

Leia o blog Lei em Campo.

DANILO LAVIERI

Neymar é decisivo e faz gols importantes desde a época do Barcelona e Santos. Ele paga, no entanto, pelo show de simulação na época da Copa e por sua vida extracampo, sempre badalada. Por isso, o brasileiro gosta de perseguir aquele que é o melhor do nosso país há muito tempo e ainda vai seguir neste cargo por um bom tempo.

Leia o blog do Danilo Lavieri.

JUCA KFOURI

Contra fatos e números não há argumentos: ele cresce sim em decisões, embora tenha perdido a chance de jogar algumas fundamentais.

Leia o blog do Juca.

MARCEL RIZZO

Pode se questionar muitas coisas na carreira de Neymar, principalmente lesões e atitudes extracampo, mas não que ele não seja vitorioso. No Barcelona ele não era o protagonista, por isso, é complicado dizer que decidia na hora decisiva, mas no Santos, nos títulos pela seleção e agora no PSG se mostrou e se mostra importante na hora H.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO CEZAR

Sim, Libertadores, Champions como protagonista, entre outros títulos.

Leia o blog do Mauro Cezar.

MENON

Os números mostram a importância de Neymar. Ele precisará se superar porque possivelmente não terá a companhia de Mbappé. É um desafio enorme para quem não brilhou em duas Copas e não tem conseguido fazer o PSG mudar de status.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

Neymar sempre adorou jogo grande. Até por isso é difícil entender o motivo de ter ido se esconder em um time médio da Europa. Tivesse seguido no Barça, teria tido a chance de brilhar em muitas outras grandes partidas.

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

Não há como contestar os números. Neymar costuma ir bem em decisões. Mais ainda precisa mostrar que amadureceu de vez sem ter uma recaída emocional.

Leia o blog do Perrone.

RAFAEL REIS

Neymar tem média de 0,57 gol em finais ao longo da carreira. É um resultado muito alto, mas nada muito fora da curva para um jogador do nível dele. Por isso, não dá para falar que ele cresce em decisões. Mas é possível sim chegar à conclusão que o camisa 10 do PSG não é daqueles caras que se escondem nos jogos mais importantes.

Leia o blog do Rafael Reis.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Neymar, focado, como parece estar novamente agora, tem capacidade técnica para desequilibrar qualquer decisão. A Liga dos Campeões este ano é a sua grande chance. As Copas da França são fichinhas para o seu PSG.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

RODRIGO MATTOS

Neymar não é um jogador que se intimida com jogos decisivos. Basta lembrar que conduziu o Santos ao título da Libertadores com menos de 20 anos, jogando bem a maioria das partidas. E assim foi no Barcelona, no PSG e na seleção. Sua questão costuma ser outra que é manter o foco dentro do campo. Quando isso acontece, e tem ocorrido nesta temporada, ele costuma ter peso no resultado do jogo.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.