Topo

São Paulo

Maior campeão da história, Dani Alves é trunfo contra jejum de SPFC e Diniz

Daniel Alves comemora gol marcado pelo São Paulo - Alexandre Schneider/Getty Images
Daniel Alves comemora gol marcado pelo São Paulo Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

29/07/2020 04h00

Não por acaso, Daniel Alves virou referência no São Paulo. Enquanto o clube quer acabar com um longo jejum — a última conquista foi a Copa Sul-Americana de 2012 — e Fernando Diniz tenta se consolidar no grupo de técnicos campeões entre times de Série A, o camisa 10 é dono do currículo com mais títulos na história do futebol, com 40 taças. Hoje (29), porém, o astro vai experimentar algo novo em sua carreira. Pela primeira vez, ele defende o time do coração em uma partida decisiva. O Tricolor enfrenta o Mirassol, às 19h, pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

Contratado pelo Tricolor em agosto do ano passado, o jogador disputou até agora duelos do Brasileirão (que é por pontos corridos) e das fases de grupo da Copa Libertadores e do Estadual. Mas experiência não faltará para ele em um jogo eliminatório. No total, o ídolo ganhou 21 títulos em torneios com sistema de mata-mata — como o Paulistão.

No dia a dia, Daniel Alves também se consolidou como referência. Em 2020, o jogador tem números que impressionam. Em seu melhor início de temporada, ele já balançou as redes cinco vezes. A dedicação também é destacada por todos. Aos 37 anos, o jogador costuma ser um dos primeiros a chegar e dos últimos a deixar o CT.

Não por acaso, o experiente jogador também virou referência fora de campo. Na hora de negociar os acordos salariais com o Tricolor, por exemplo, ele se tornou um dos líderes nas conversas com a diretoria. O elenco já encaminhou o acerto para o pagamento dos vencimentos — o clube vai depositar 75% de salário e a diferença será quitada a partir de fevereiro de 2021.

Time completo

Diniz vai ter força máxima para buscar a classificação. Depois de poupar os titulares na última rodada da fase de grupos, o treinador tem apenas o atacante Toró, com gripe, como desfalque.

Para cumprir o protocolo da Federação Paulista de Futebol (FPF) nesta retomada da competição após a pausa de quatro meses por causa da pandemia do novo coronavírus, o estádio terá portões fechados para o público.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO x MIRASSOL
Data:
29 de julho de 2020, quarta-feira
Horário: 19 horas (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Competição: Campeonato Paulista, quartas de final
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Anderson Jose de Moraes Coelho
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes; Alexandre Pato, Pablo e Vitor Bueno. Técnico: Fernando Diniz

MIRASSOL: Kewin; Daniel Borges, Tiago Alves, Reniê e Moraes; Danilo Boza, Du, Kauan e Alison Silva; Bruno Mota e Zé Roberto. Técnico: Ricardo Catalá.

São Paulo