Topo

Gaúcho - 2020

Gauchão tem oito times disputando três vagas nas semi; veja as chances

D"Alessandro e o Inter podem garantir primeiro lugar, ou até ficar fora da semifinal - Ricardo Duarte/Internacional
D'Alessandro e o Inter podem garantir primeiro lugar, ou até ficar fora da semifinal Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/07/2020 04h00

O returno do Campeonato Gaúcho chega à última rodada cheio de possibilidades. Em campo, cinco times disputam duas vagas no Grupo A, e mais três clubes lutam pela vaga restante no Grupo B. Dos 12 participantes, apenas três não tem nada em disputa, e o Grêmio é o único classificado antecipadamente.

Sem rebaixamento em razão da revisão de regras durante a paralisação nos jogos por causa da crise do novo coronavírus, as disputas ocorrem apenas por vaga na fase semifinal. Todos os jogos estão marcados para quarta-feira, às 15h (de Brasília).

Bra-Pel pode não valer nada

O clássico entre Pelotas e Brasil de Pelotas não foi disputado na última quarta-feira (22) em razão do veto da Prefeitura da cidade. O jogo estava previamente marcado para hoje, mas, no início da noite de ontem (27), a Federação Gaúcha de Futebol informou um novo adiamento. Desta forma, a partida irá ocorrer após a última rodada. Ambos precisam vencer e contar com resultados paralelos para que o jogo tenha alguma validade na classificação. É impossível que os dois cheguem com chance. O Pelotas, na chave A, torce contra Novo Hamburgo, Esportivo e São Luiz. O Brasil, na B, 'seca' Esportivo e Caxias.

Grupo A: O mais disputado

Ninguém está classificado no Grupo A. Com os tropeços recentes, o Inter lidera a chave com oito pontos e depende apenas de uma vitória para se garantir na fase seguinte. Se não vencer o Aimoré, poderá perder facilmente lugar entre os dois que avançam.

Empatados com sete pontos estão Novo Hamburgo e Juventude, em segundo e terceiro respectivamente. O Nóia pega o Grêmio, e o Ju encara o Esportivo. Ambos podem avançar com vitória ou empate, juntos ou não, dependendo do que ocorrer com o Inter.

Com menor perspectiva aparece o São Luiz. Com quatro pontos na classificação, o quarto colocado chegará no máximo a sete. Portanto, precisa vencer o Brasil de Pelotas na última rodada e contar com tropeços de Juventude e Novo Hamburgo para, no saldo de gols, ir adiante. Atualmente o time de Ijuí tem saldo -2, o Ju tem -1 e o Novo Hamburgo 0.

Na chave A, o Ypiranga, com três pontos, está eliminado.

Grupo B: Grêmio aumentou tensão dos demais

Com 13 pontos, Grêmio está classificado. O Tricolor pode perder a primeira posição apenas com uma combinação improvável de resultados. A situação está bem encaminhada. O último jogo será contra o Novo Hamburgo.

Em segundo, o Caxias tem 10 pontos. Se não ganhar do Ypiranga, pode ser ultrapassado pelo Esportivo e ficar fora das semifinais. Campeão do primeiro turno, o time da Serra Gaúcha já está garantido na final absoluta da competição.

O Esportivo, para ir adiante, precisa vencer o Juventude e contar com tropeço do Caxias. Se o Grená empatar, dependerá do saldo de gols. Se perder, avança com vitória simples.

Aimoré e São José estão fora. O time de São Leopoldo até poderia chegar a 10 pontos, mas não passa o Caxias em razão do número de vitórias. Já o Zequinha apenas cumpre tabela.